Miniguia para começar a praticar triathlon

Damos 12 dicas para você começar no triathlon, uma modalidade que está em constante crescimento. Pronto para nadar, pedalar e correr?

transição

Se você pensa que o triathlon é para homens e mulheres de ferro, está enganado. Chegou a hora de fazer sua primeira prova na distância sprint, com 750 m de natação, 20 km de bike e 5 km de corrida.

Calendário de Triatlo - Setembro

Foto: Shutterstock Images

 

1. Descanse dois dias antes da competição e, no dia da prova, ative a musculatura praticando um pouco as três modalidades: nade e dê um sprint de 10 m, faça 40 min de pedal, dando uma arrancada ao final, e corra 10 min, fazendo uma progressão curta.

2. Tome um bom café da manhã ao menos duas horas antes da prova, procurando evitar produtos lácteos e fibrosos e optando por alimentos com os quais já está acostumado.

3. Chegue ao menos 1h30 antes da largada para pegar o seu número e preparar todo o material na área de transição.

Veja também: 5 motivos para abandonar a fritura


4.
Prepare a bike antes de entrar na área de transição, não esquecendo de verificar se você levou um cartucho de CO2 para o caso de um pneu furado. Dê uma pedalada para comprovar que tudo funciona corretamente e que os pneus estão com a pressão correta. Isso também servirá de aquecimento.

5. Uma vez na área de transição, coloque a bike no lugar que cabe a você, as sapatilhas de bike (se for usá-las) ou os tênis de corrida e todo o material que for usar durante a prova (caramanhola, géis, óculos de sol etc). Não se esqueça do porta-número para o número do peito. Deixe-o junto ao capacete para que não se esqueça dele antes de pegar a bike. No segmento de natação, é proibido levar número de peito.

6. Uma vez que tenha deixado tudo acertado na área de transição, dirija-se à zona de largada de natação, com o traje de banho, os óculos e a touca. É recomendável aquecer um pouco na água antes de começar e fazer um pequeno sprint para aquecer.

7. É dado o sinal e você começará a prova. Serão 750 m de natação, com percurso marcado por boias, motivo pelo qual deverá tirar a cabeça da água para visualizá-las e poder se orientar.

8. Uma vez acabado o segmento de natação, aproveite o caminho até a bike para tirar os óculos de natação.

9. Uma vez diante da bike, coloque as sapatilhas (específicas para ciclismo) ou um tênis de corrida, o capacete, a bermuda e uma camiseta.

10. Pegue a bike e corra com ela até a saída. Não se esqueça de que o número de peito deverá estar visível. Deste modo, enfrentará os 20 km de bike.

11. Ao finalizar o segmento de ciclismo, você deverá descer da bike antes de entrar na área de transição e chegar correndo com a bike na mão até seu lugar, onde deixará a bicicleta, tirará o capacete, calçará o tênis, colocará o número de peito e já estará preparado para enfrentar os últimos 5 k a pé.

12. Depois do último sprint, você cruzará a faixa de chegada, quando o tempo será registrado e poderá se sentir satisfeito de ter terminado seu primeiro triathlon.

Texto: Cristina Azanza

Recomendadas para você