Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Miniguia para começar a praticar triathlon

Damos 12 dicas para você começar no triathlon, uma modalidade que está em constante crescimento. Pronto para nadar, pedalar e correr?

transição

Se você pensa que o triathlon é para homens e mulheres de ferro, está enganado. Chegou a hora de fazer sua primeira prova na distância sprint, com 750 m de natação, 20 km de bike e 5 km de corrida.

Calendário de Triatlo - Setembro

Foto: Shutterstock Images

 

1. Descanse dois dias antes da competição e, no dia da prova, ative a musculatura praticando um pouco as três modalidades: nade e dê um sprint de 10 m, faça 40 min de pedal, dando uma arrancada ao final, e corra 10 min, fazendo uma progressão curta.

2. Tome um bom café da manhã ao menos duas horas antes da prova, procurando evitar produtos lácteos e fibrosos e optando por alimentos com os quais já está acostumado.

3. Chegue ao menos 1h30 antes da largada para pegar o seu número e preparar todo o material na área de transição.

Veja também: 5 motivos para abandonar a fritura


4.
Prepare a bike antes de entrar na área de transição, não esquecendo de verificar se você levou um cartucho de CO2 para o caso de um pneu furado. Dê uma pedalada para comprovar que tudo funciona corretamente e que os pneus estão com a pressão correta. Isso também servirá de aquecimento.

5. Uma vez na área de transição, coloque a bike no lugar que cabe a você, as sapatilhas de bike (se for usá-las) ou os tênis de corrida e todo o material que for usar durante a prova (caramanhola, géis, óculos de sol etc). Não se esqueça do porta-número para o número do peito. Deixe-o junto ao capacete para que não se esqueça dele antes de pegar a bike. No segmento de natação, é proibido levar número de peito.

6. Uma vez que tenha deixado tudo acertado na área de transição, dirija-se à zona de largada de natação, com o traje de banho, os óculos e a touca. É recomendável aquecer um pouco na água antes de começar e fazer um pequeno sprint para aquecer.

7. É dado o sinal e você começará a prova. Serão 750 m de natação, com percurso marcado por boias, motivo pelo qual deverá tirar a cabeça da água para visualizá-las e poder se orientar.

8. Uma vez acabado o segmento de natação, aproveite o caminho até a bike para tirar os óculos de natação.

9. Uma vez diante da bike, coloque as sapatilhas (específicas para ciclismo) ou um tênis de corrida, o capacete, a bermuda e uma camiseta.

10. Pegue a bike e corra com ela até a saída. Não se esqueça de que o número de peito deverá estar visível. Deste modo, enfrentará os 20 km de bike.

11. Ao finalizar o segmento de ciclismo, você deverá descer da bike antes de entrar na área de transição e chegar correndo com a bike na mão até seu lugar, onde deixará a bicicleta, tirará o capacete, calçará o tênis, colocará o número de peito e já estará preparado para enfrentar os últimos 5 k a pé.

12. Depois do último sprint, você cruzará a faixa de chegada, quando o tempo será registrado e poderá se sentir satisfeito de ter terminado seu primeiro triathlon.

Texto: Cristina Azanza

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto