Connect with us

O que você está procurando?

Sem categoria

Alimentação e prática de exercícios mudaram com a pandemia

Nutricionista dá dicas de como manter uma dieta saudável mesmo com a nova rotina no consumo dos alimentos e cuidar do sistema imunológico

Alimentação e prática de exercícios mudaram com a pandemia
Foto: ShutterStock

Durante a pandemia, o consumo de alimentos não saudáveis em dois dias ou mais por semana aumentou 5% para embutidos e hambúrgueres, 4% para congelados e 6% para chocolates e doces. Já o consumo de verduras e legumes em 5 dias ou mais por semana caiu 4%, passando de 37% para 33%.  Esses dados são do estudo ConVid – Pesquisa de Comportamentos, realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas.

Em relação à prática de atividade física, entre as pessoas que se exercitavam 3 ou 4 vezes por semana, 46% deixou de se exercitar; e entre quem fazia atividade física 5 dias ou mais por semana, 33% deixou de fazer. Antes da pandemia, 30% das pessoas praticavam exercícios por mais de 150 minutos por semana, tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante a pandemia, o percentual passou a ser de apenas 13%.

Manter uma alimentação saudável nesse período é fundamental para a imunidade. Por isso, a nutricionista Adriana Stravo elaborou algumas dicas de como se alimentar bem mesmo com a mudança na rotina:

• Não compre quantidades exageradas de cada coisa no supermercado. Primeiro, faça uma lista do que você tem em casa e, depois, vá e compre somente o que está faltando e que poderá ser consumido por duas semanas. E não se esqueça: comece consumindo o que você já tinha antes.

• Organize um cardápio com os ingredientes que não sejam perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, grão-de-bico, tapioca, alguns vegetais e o que pode ser mantido congelado, como carnes.

• É preciso ter uma atenção especial com as frutas e os legumes frescos. Alguns duram mais tempo, como maçã, laranja, pera, cebola, batata, abóbora e cenoura. Por isso, comece pelos outros que estragam mais rápido.

• Frutas e legumes congelados também são uma boa opção, pois são nutricionalmente semelhantes aos frescos. Comece pelos frescos e, quando estiverem acabando, mude para os congelados. 

• Para otimizar o espaço no congelador, tire os alimentos de suas embalagens originais e armazene-os dentro de saquinhos plásticos com zíper em porções do tamanho das suas refeições. Não se esqueça de rotular as embalagens, colocando o nome dos alimentos e a data de validade.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Advertisement

Você também vai gostar

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, revela como iniciar uma nova rotina

Corrida de rua

Carol Protásio, da TRC Assessoria Esportiva, destacou a importância das provas para motivar os atletas, em Live realizada pela SL

Corrida de rua

Em Live realizada pela SL, Said Ali se mostrou favorável ao retorno das corrida de rua e falou sobre a experiência feita em Santa...

Saúde

Os casos de doenças vasculares nos pacientes mais jovens aumentaram durante o período de isolamento social