Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

6 passos para reprogramar a mente e começar a meditar

Ao meditar, você consegue aumentar sua produtividade e ainda diminui os erros no trabalho. Reserve um tempo no seu dia para isso!

6 passos para reprogramar a mente e começar a meditar
Foto: Shutterstock

A meditação é um exercício no qual o indivíduo foca sua atenção em apenas um ponto específico como, por exemplo, na sua respiração, em um áudio guiado, um mantra e até mesmo objeto. A técnica visa reprogramar a mente para que a mesma alcance um estado de clareza mental e emocional relaxado e mais concentrado.

“A meditação vai trabalhar as áreas atencionais do cérebro, o que desenvolve melhor a atenção do indivíduo nas tarefas que escolhe fazer. Isso ajuda aumentar o foco dele no trabalho, o que diminui a quantidade de erros que possa cometer”, assim a fisiologista e meditadora Debora Garcia começou explicando.

“Com isso, a pessoa também vai aumentar a sua produtividade, quero dizer que a pessoa produz melhor e em menos tempo”, completa.

E embora o cotidiano seja conturbado, é possível separar um tempinho do seu dia para praticar o exercício. Abaixo, a especialista orienta o passo a passo para realizar a atividade.

Primeiro passo: escolha o método

“Meditar é focar a atenção em um ponto e se desligar da lógica por alguns instantes. De forma prática, a pessoa vai prestar mais atenção no ar que entra e sai pelas narinas, ou focar em um áudio de meditação guiado. Pode ser de olho aberto, observando um objeto e até mesmo repetições de mantras. Mas seja qual for o método, ele precisa estar claro para que a pessoa tenha uma boa prática “, disse.

Segundo passo: tempo

“Para quem vai começar a fazer em casa, sugiro pouco tempo de 10 minutos a 15 minutos, a prática também fornece benefícios com esse tempo mínimo, existem pesquisas que comprovam. Mas, para quem está com a mente muito agitada e nunca fez meditação, pode começar com 5 minutos e ir aumentando gradativamente, sem pressa. O grande ponto do tempo é que não é uma disputa, pelo contrário, é uma conquista de manter o foco de atenção por mais tempo. A música também ajuda na contagem do tempo”.

Terceiro passo: escolha um turno

“Não há uma regra rígida, mas existem horários que são mais fáceis, porque existem turnos que conseguimos controlar nossa rotina mais do que outros, por exemplo: de manhã e à noite. Cedo, porque a mente tem menos pensamento, poucas preocupações e está mais relaxada. À noite, a prática vai ajudar no processo de relaxamento, liberando neurotransmissores para um bom descanso. Ao longo do dia também é válido, mas podem ocorrer imprevistos. O ideal é testar e encontrar o seu horário fixo”.

Quarto passo: ambiente

“Para quem está começando, recomendo que seja um local relativamente mais calmo. Costumo dizer a seguinte frase: ‘O mundo não para pra gente meditar, principalmente para quem mora em grandes metrópoles, e não dá para esperar que se tenha um silêncio absoluto do mundo externo para que a pessoa sente para meditar’. Aconselho também a avisar as pessoas de casa de que precisa de alguns minutos sozinho e por quanto tempo, para não ser interrompido. Então, quanto menos estímulo estiver de fora, fica mais fácil focar dentro.”.

Quinto passo: escolha a posição

“É recomendado realizar a meditação sentado, pois deitado fica fácil de adormecer. Mas sentado de maneira confortável, sem a necessidade de cruzar as pernas, por exemplo. As costas devem estar alinhadas, para facilitar o fluxo respiratório, a passagem do ar”.

Sexto passo: escolha um áudio

“Vai depender do método, por exemplo, a pessoa pode fazer em silêncio, mas uma música vai ajudar a relaxar, escolha sons de natureza ou instrumental. Se for uma meditação guiada, ele já vem, geralmente, com uma música de fundo”.

Exercitando e praticando diariamente a meditação, dentro de alguns meses as mudanças físicas e mentais serão visíveis. Os benefícios serão percebidos na vida profissional também como um profissional mais criativo, entusiasmado, melhora a inteligência emocional, proporcionando melhor administração das próprias emoções. Desenvolvimento do autoconhecimento, suas competências, na descoberta e utilização dos seus pontos fortes e amenizar seus pontos fracos.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Mais um motivo para fazer com que alguém busque o equilíbrio por meio dessas práticas

Yoga

Atividade promove benefícios para todo o corpo e também para a saúde mental e espiritual. Confira passo a passo para começar a meditar

Saúde

O Dia Mundial da Meditação é comemorado nesta sexta (21) e, por isso, trouxemos 5 dicas para você ter melhorar sua experiência

Saúde

Aproveite o Dia do Silêncio, reserve um tempo só para você, leia esse texto com calma e conheça as melhorias que a meditação dá