Qual o melhor horário para correr? Descubra o que é ideal para você

Treinador revela as vantagens e desvantagens de realizar exercícios em diferentes momentos do dia

Qual o melhor horário para correr?
Qual o melhor horário para correr? / Foto: Shutterstock

Saber qual é o melhor horário para correr, definitivamente, é uma dúvida que circula na mente de muitos praticantes da modalidade. Afinal, ninguém quer desperdiçar esforço, não é mesmo? Mas, ao contrário do que alguns imaginam, não existe uma receita de bolo quando o assunto é praticar atividades ao ar livre.

Evite o sol forte

Claro, se você puder evitar horários onde o sol está mais forte, como no final da manhã e no início da tarde, já é uma grande vantagem. Além do calor, que atrapalha o seu rendimento durante a corrida, os raios ultravioleta podem causar danos perigosos para a saúde da pele.

Correr de noite exige alguns cuidados

De acordo com o treinador de corrida, Marcos Paulo Reis, correr durante a noite também não costuma ser a melhor alternativa. Afinal, ao anoitecer o seu organismo entende que chegou a hora de descansar e começa a produzir melatonina – hormônio responsável por regular o sono. Dessa maneira, a tendência é que o rendimento também caia.

Mas, para saber qual o melhor horário para correr de verdade é necessário respeitar as limitações de tempo e a disponibilidade de cada pessoa. “O importante é você incorporar o treinamento em sua rotina de alguma forma. Melhor correr à noite do que ficar parado”, pondera o especialista.

A recomendação para quem só pode correr durante a noite é tentar tirar um cochilo de, pelo menos, 20 minutos durante o dia. Além disso, é importante realizar o exercício no máximo três horas antes de ir para cama.

Para se exercitar de manhã também é necessário preparo

Agora, se você consegue aproveitar o início da manhã para se exercitar, provavelmente, já sabe qual é o melhor horário para correr. Nesse período, é mais fácil ter um bom rendimento por causa da temperatura amena. Outra vantagem é a melhora das capacidades metabólicas do organismo, que eleva o gasto calórico e aumenta a disposição durante o restante do dia.

Mas, para que isso aconteça é necessário descansar bem durante a noite, com um sono de, pelo menos, sete horas. Atenção também para a alimentação, que deve priorizar a ingestão de carboidratos e acontecer com 20 a 30 minutos de antecedência.

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