Saiba quais alimentos auxiliam na prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul: confira o que pode ser feito na prevenção do câncer de próstata por meio de escolhas certeiras na alimentação

Saiba quais alimentos auxiliam na prevenção do câncer de próstata
Saiba quais alimentos auxiliam na prevenção do câncer de próstata

Neste mês de novembro, a prevenção do câncer de próstata é mais lembrada por conta do Novembro Azul, mas os cuidados devem ocorrer durante o ano inteiro. Afinal, a doença é causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos em decorrência desse tipo de câncer. Então, é preciso se cuidar. E uma forma de fazer isso é por meio da escolha certa para as refeições. “A alimentação é a melhor maneira para prevenção de doenças, inclusive câncer de próstata”, diz a nutricionista da LC Restaurantes, Vanessa Caluete.

Segundo a especialista, na prevenção do câncer de próstata, é preciso evitar embutidos e fritos em geral, além de alimentos defumados, enlatados e frituras. “Os alimentos, quando fritos, produzem acroleína, uma substância potencialmente carcinogênica e diretamente relacionada à incidência de câncer de próstata”, explica. Ela ainda aponta que carne vermelha em excesso e pedaços queimados, como a crosta da carne de churrasco, podem aumentar o risco da doença.

Corantes, conservantes, acidulantes e adoçantes presentes nos alimentos industrializados também não são recomendados, além de controlar o peso. A nutricionista também recomenda evitar o consumo de alimentos e bebidas em embalagem plásticas e jamais usá-las para aquecer alimentos, pois o material libera uma substância chamada Bisfenol A, que, quando consumida em excesso, pode causar anomalias hormonais e diferentes tipos de câncer.

Confira alimentos para a prevenção do câncer de próstata: 

Tomate

Fonte de licopeno, o tomate é um alimento muito saudável para os homens. Vale ressaltar que, quando aquecido, a absorção do licopeno é melhor, e pode ser consumido como molho ou suco. O ideal é que sejam consumidas de três a cinco porções (meio copo ou uma fruta média) por semana.

Romã

Recentemente, descobriu-se que substâncias ativas no suco de romã têm impacto na adesão e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

Goiaba vermelha

Essa fruta é rica em licopeno, um carotenoide inibidor da proliferação de células tumorais.

Alho e cebola

Tanto o alho quanto a cebola possuem a capacidade de impedir o crescimento das células cancerosas.

Chá verde

O chá verde auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.

Segundo Vanessa, outros alimentos, como mamão, pimentão, repolho, couve-flor, couve-manteiga e brócolis são aliados na saúde dos homens e devem ser consumidos de três a cinco vezes por dia.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você