Alimentação pós-treino: o que você come depois do exercício conta, e muito!

Carboidrato depois de malhar pode? Quais são os ingredientes e nutrientes ideais para serem consumidos após os exercícios físicos? Saiba mais!

alimentação pós-treino
Foto: reprodução/Pexels.com

O que você come depois da malhação faz uma grande diferença para o organismo e com relação aos resultados esperados. Um estudo recém-publicado no Journal of Applied Physiology revelou que uma alimentação pós-treino pobre em carboidratos aumenta a sensibilidade à insulina, tornando mais fácil para o corpo retirar açúcar do sangue e estocá-lo nos músculos e outros tecidos, onde será posteriormente usado como combustível.

A insulina é o hormônio responsável por levar o açúcar do sangue para dentro das células. Segundo os cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, os achados são mais um em um número cada vez maior de investigações que mostram como a última sessão de exercício pode ser responsável por muitos dos benefícios da atividade física, e não as semanas ou meses de treinamento.

O que o estudo revelou sobre a alimentação pós-treino?

A pesquisa observou os efeitos de três diferentes lanches no metabolismo depois de 90 min de exercício moderado na esteira e em uma bike estacionária, comparado ao metabolismo basal (de repouso).

O primeiro consistiu de uma refeição balanceada com carboidrato, gordura, proteína e um teor calórico que batia com o gasto na atividade física.

O segundo, com o mesmo conteúdo calórico, continha 200 g de carboidrato (menos da metade do encontrado na refeição balanceada).

O terceiro continha menos calorias que as queimadas no exercício (1/3 menos que os dois outros lanches) e um alto teor de carboidrato.

Os pesquisadores constataram que o lanche número 2, com um teor menor de carboidrato, é o que mais aumentou a sensibilidade das células à insulina.

Texto: Vanessa de Sá

Quer saber mais sobre como ter um estilo de vida saudável – e mais, como colocá-lo em prática? Vem participar do programa Vida Leve! Com ele você vai emagrecer com saúde e transformar seu corpo com a ajuda da Master Coach e atleta amadora Monique Agnes.

 

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter!

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você