Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Asma: exercícios físicos podem diminuir risco de novas crises

A prática de exercícios não precisa ser evitada por pacientes com asma, já que ela promove excelentes benefícios para o tratamento da doença

Asma: exercícios físicos podem diminuir risco de novas crises
Asma: exercícios físicos podem diminuir risco de novas crises / Foto: Shutterstock

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns. Ela atinge crianças e adultos, acometendo cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil existem aproximadamente 20 milhões de asmáticos, e a doença costuma ser a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo SUS, conforme a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Entre todas as pessoas que vivem com asma, é muito comum a percepção de que não se pode praticar exercícios, mas na verdade eles podem ser grandes aliados. Isso porque a prática de atividade física promove o bom funcionamento cardiorrespiratório e diminui os riscos de novas crises de asma.

Contudo, para iniciar a prática de qualquer esporte, é preciso ter a doença controlada, seguindo as orientações médicas e realizando o tratamento de forma adequada. “Parte dos portadores de asma grave iniciam as atividades físicas caminhando ao menos 30 minutos por dia. Essa frequência ajuda a diminuir os sintomas da asma e ajuda a seguir para as atividades mais intensas, caso tenham interesse”, explica Guilherme Azizi, membro do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ) e médico do Fluminense Football Club.

Benefícios dos exercícios físicos para a asma

A prática regular de exercícios físicos por pacientes que têm a asma controlada traz excelentes benefícios. Como já foi destacado, abandonar o sedentarismo promove o bom funcionamento cardiorrespiratório e diminui os riscos de novas crises. Exercícios leves, como a caminhada, já são capazes de reduzir os sintomas da doença.

Para os pacientes de asma, um pulmão treinado e melhor oxigenado favorece até mesmo no controle dos sintomas da ansiedade, visto que a pessoa com a doença muitas vezes desenvolve crises de ansiedade pelo medo das consequências da falta de ar em alguns momentos. Além disso, a atividade física é indicada para aumentar a tolerância ao esforço.

Essa é a doença crônica mais comum entre os atletas olímpicos (8%), e o que não faltam são bons exemplos no esporte brasileiro quando falamos de asma. A doença acomete atletas como a atacante Marta, jogadora de futebol eleita seis vezes a melhor do mundo, e os nadadores Fernando Scherer e Cesar Cielo. E todos eles são campeões ou medalhistas olímpicos.

Esportes indicados

Basicamente, para todos aqueles que buscam melhorar o condicionamento físico, o padrão respiratório e fortalecer os músculos da caixa torácica, o esporte é um grande aliado. Guilherme cita algumas modalidades que podem ajudar:

Natação:

A natação é frequentemente recomendada aos asmáticos como um meio seguro e agradável de manter a função pulmonar, aumentar sua capacidade aeróbica e melhorar sua qualidade de vida, como destaca o médico. A modalidade é eficaz para tratar a bronquite e a asma, pois dilata os brônquios, alvéolos e pulmões, o que melhora a respiração celular e a saturação. Porém, é recomendado aos nadadores com asma que evitem piscinas mal gerenciadas, com níveis excessivos de cloro no ar ou na água, porque ele pode dificultar a respiração. 

Futebol:

Até mesmo uma atividade intensa como o futebol pode ajudar quem vive com asma. Mas é preciso cuidado, já que o esporte pode desencadear os sintomas mais facilmente. É preciso atenção ao clima, porque se estiver muito frio ainda haverá chances de novas crises.

Ciclismo:

Andar de bicicleta pode ser uma atividade física muito proveitosa. Porém, é preciso tomar cuidado nos centros urbanos, pois o exercício eleva a frequência respiratória e aumenta relativamente o contato das vias aéreas e alvéolos com os poluentes que contaminam o ar. No primeiro momento, o ideal seria andar devagar, para que o indivíduo avalie as possibilidades e sintomas de uma crise no momento da prática com maior velocidade.

Yoga:

O yoga é uma atividade que engloba um sistema amplo e milenar de conhecimentos. Sua prática é caracterizada pelos movimentos coordenados com a respiração e uma atitude de atenção plena que integra corpo, mente e energia vital. Começar a praticar yoga pode melhorar a função pulmonar e a qualidade de vida em pacientes com asma estável leve a moderada.

Pilates:

O interessante dessa atividade física é que o seu criador, Joseph Pilates, sofria de asma na infância. A prática preza muito não só apenas pela respiração, mas também pela concentração, precisão e fluidez dos movimentos, levando benefícios para todo o corpo.

Corrida:

Correr em alta intensidade é considerado uma atividade física que pode desencadear os sintomas da asma. Mas isso não significa que a prática deva ser evitada, até porque é sempre possível controlar a própria velocidade. Porém, é preciso tomar alguns cuidados: o ambiente influencia no aparecimento dos sintomas e existem alguns fatores que os desencadeiam, como temperatura e umidade climática, poluição do ar, pólens e fungos suspensos no ar e vapores químicos dispersos. Procure correr em espaços abertos com uma boa qualidade do ar.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Condicionamento Físico

Uma série que vai contribuir com a busca pelo shape inexplicável no carnaval

Treinos

Essas modalidades ajudam no emagrecimento com alimentação saudável e hidratação

Treinos

Treinar corretamente vai muito além de apenas seguir a ficha prescrita pelo instrutor

Treinos

A lista serve para acabar com a desculpa de "falta" de tempo