Conheça os benefícios do salmão

Entenda como o consumo desse peixe pode ser um importante aliado de uma vida saudável

benefícios do salmão
(Foto: Pixabay)

Segundo o Dietary Guidelines for Americans (Guia Alimentar para Americanos 2015-2020), os benefícios do salmão para o organismo são inúmeros. Ele é um dos peixes mais consumidos nos Estados Unidos e é indicado para pessoas de diferentes faixas etárias e condições de saúde.

Salmão cru

(Foto: Pixabay)

De acordo com a publicação, o consumo semanal de uma porção de 28 gramas de salmão, por exemplo, equivale à ingestão diária de 250 miligramas de EPA e DHA, componentes do Ômega-3 que estão associados à redução da ocorrência de doenças cardiovasculares em pessoas com ou sem histórico preexistente da condição.

Entre os beneficiados, estão grávidas e mulheres em fase de amamentação. O alimento, aliás, é normalmente lembrado por sua generosa dose de ômega -3, ácido-graxo ou gordura Poli-insaturada que, junto com o ômega-6, é um dos mais importantes para os seres humanos por conter moléculas essenciais à nutrição não sintetizadas pelo nosso organismo.

Outro importante nutriente presente no salmão, de acordo com o Guia de alimentação, é a vitamina D, essencial para o metabolismo ósseo, evitando doenças como a osteoporose e auxiliando na mineralização dos dentes e no reforço muscular, além de ajudar na absorção intestinal de cálcio e fósforo. Estudos recentes também indicaram que a vitamina D está relacionada à prevenção dos cânceres de mama e colorretal.

Outros benefícios do salmão

Além dos fatores apresentados como ponto mais do que positivo para fazer o consumo regular do salmão, outras características nutricionais do peixe também devem ser destacadas:

1. Tem alta concentração de vitaminas A e K, além de contar com minerais essenciais ao corpo humano;

2. Atua positivamente no sistema nervoso, no cérebro e na visão de bebês quando consumido durante os três primeiros meses de gravidez;

3. Auxilia na redução do desenvolvimento das doenças neurológicas mais comuns em pessoas idosas, como Parkinson e Alzheimer;

4. Ajuda a manter o metabolismo ativo.

“Com tantos benefícios comprovados por estudos de credibilidade, o salmão se torna uma escolha completa e inquestionável para levar sabor, saúde e cor ao cardápio não apenas dos norte-americanos, mas também dos brasileiros, que estão cada vez mais exigentes com os padrões alimentares ideais para levar uma vida mais saudável”, ressalta Melanie Whatmore, da associação Salmón de Chile, que promove e incentiva o consumo do salmão chileno no Brasil.

Gostou do conteúdo deste post? Você pode receber ainda mais informações relacionadas à saúde e life style assinando o programa Viva Leve.

 

Texto: Amanda Preto – Edição: Leonardo Guerino/Colaborador

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você