O número de deslocamentos diários feitos na magrela vem crescendo a cada ano que passa. Serviços como o aluguel de bikes, promovido pelo Itaú, e o aumento da malha viária exclusiva para bicicletas fizeram surgir empreendimentos voltados a atender quem decidiu trocar o carro pela bike no dia a dia. Os bike-cafés, abundantes em cidades que prezam a locomoção sustentável, como Amsterdã, já pipocam no Brasil. Trata-se de locais que hospedam a magrela enquanto você vai trabalhar ou fazer alguma coisa na região. Ou seja, você encosta a sua bicicleta ali, toma um cafezinho ou come alguma coisa, descansa um pouco e vai para a sua reunião ou trabalho. E pode até tomar banho, oferecido pelo estabelecimento, para não chegar suado ao seu compromisso. E a bike fica lá, recebendo um agrado na oficina mecânica, se necessário. Tudo no mesmo local.
+ Cicloturismo: viaje com a magrela
A Sport Life alguns espaços no Brasil feitos por pessoas apaixonadas pela bicicleta e que acreditam nela como um meio de transporte. Confira!
Aro 27 – São Paulo
Basta entrar no Aro 27 para perceber que o pessoal gosta mesmo de bike. Da decoração à equipe de baristas e oficina mecânica, tudo foi pensado para deixar os clientes – ciclistas ou não – bem à vontade. “Faltavam e ainda faltam lugares que atendam as necessidades do ciclista. Por isso, a escolha do lugar onde estamos (a 50 m da Estação Pinheiros do metrô/CPTM de São Paulo) ajuda a disseminar a ideia do transporte intermodal”, explica o proprietário Fabio Samori.
O cardápio é recheado de opções para o pessoal vegano e para quem come de tudo. Além disso, quem vai de bike tem desconto de 5% em qualquer item do cardápio. Entre os vários serviços e facilidades oferecidas ao pessoal que tem a bike a tiracolo, o que se destaca é o Park and Shower – pelo qual você paga uma diária de R$ 9,90 e deixa a bicicleta o dia todo, além de poder tomar um banho quentinho quantas vezes você precisar. Dá até para usar o secador e a chapinha. Outra facilidade é a lojinha de itens para bicicleta: capacetes diferentes, pedais coloridos, cestinhas de transporte… Basta pedir ao Branco (o simpático especialista da oficina) que ele coloca qualquer item na bike, fazendo também consultoria de estilo. E ainda dá um talento na “mocinha”, deixando-a novinha em folha.
Recentemente, o pessoal do Aro 27 criou um grupo de pedal noturno, que sai por aí todas as quintas-feiras. “Seguimos a filosofia do Aro também nesses pedais, tirando a ideia de utilizar a bike como prática esportiva”, conta Fabio, que esclarece que os passeios também são abertos a iniciantes. Sobre o cardápio, uma dica para os veganos e para quem curte de tudo um pouco: experimente o bauruzinho vegan com a bebida gelada de café e laranja. É uma delícia!
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h; aos sábados permanece fechado, mas reabre no domingo, das 10h às 16h. Endereço: rua Eugênio de Medeiros, 445 – Pinheiros – São Paulo/SP. Telefone: (11) 2537-1918. Site: www.aro27.com.br
Las Magrelas – São Paulo
Depois de perceberem que a bike assumiu grande dimensão em suas vidas, Talita Noguchi e Rafael Chacon resolveram abrir mão da carreira para criar algo que fizesse sentido para o que já vivenciavam do mundo sobre duas rodas. Foi quando surgiu o Las Magrelas, localizado na boê- mia Vila Madalena, em São Paulo. O local recebe gente de todas as vontades: de ciclistas que querem arrumar a bike a amigos que querem jogar conversa fora.
Mais do que um bar e uma oficina para bikes de todos os tipos, o Las Magrelas é um espaço para discussões produtivas: “Além de reunir pessoas que respiram bicicleta e incentivar esse movimento, nossa casa está aberta para ser palco de assuntos que merecem atenção da sociedade”, explica Talita. Pensando nos que usam a bike diariamente e nos que pretendem adotá-la, o local conta com algumas facilidades: as bicicletas são consertadas e devolvidas preferencialmente em 24h, reduzindo ao máximo o período que a pessoa fica sem seu meio de transporte; a bancada do amigo, com ferramentas disponíveis aos que desejam consertar e conhecer melhor a própria bike.
O horário também ajuda muita gente que trabalha e não tem tempo de levar ou buscar a bicicleta no horário comercial: de terça a sábado, das 12h às 22h. Na parte superior, junto com o bar, existe uma pequena lojinha de itens diversos para a bicicleta e para quem faz uso dela: camisetas, canecas, peças em geral etc. E você também pode comprar on-line pelo site do Las Magrelas. Seja para dar um pequeno reparo na bike ou por curiosidade, vale a pena dar uma passadinha no bar para degustar uma cervejinha e os petiscos servidos pela Talita e pelo seu pessoal.
Endereço: Rua Mourato Coelho, 1344 – Vila Madalena – São Paulo/SP. Horário de funcionamento: oficina – de terça a sábado, das 12h às 22h | bar – de terça a quinta, das 16h às 22h; sexta e sábado, das 16h às 23h Telefone: (11) 3938-7366. Site: www.lasmagrelas.com.br
Bike Rio Café – Rio de Janeiro
Os irmãos Frederico, Abelardo e Claudio Lima cresceram andando de bike na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Eles perceberam que o crescimento do uso da magrela pedia um lugar para quem pedala pra valer. “Nosso espaço tem a missão de unir o útil ao agradável para os nossos associados. Ele conta com um estacionamento para a bicicleta, vestiários com chuveiro, um café para as refeições, além de uma pequena loja com serviços de oficina para que os ciclistas façam as regulagens necessárias nas suas bicicletas”, explica Claudio Lima, um dos sócios.
O principal serviço do local é o Parking (estacionamento para 80 bicicletas) and Shower: o associado adquire um cartão pré-pago com os minutos de banho que deseja. “Com nosso sistema, o cliente se conscientiza da importância de controlar a água, pagando somente o consumido”, conta. Esqueceu o nécessaire em casa? Não tem problema. É possível pagar pelo uso de shampoo, sabonete líquido, secador, toalha e até chapinha, se a mulher quiser dar uma ajeitada no cabelo. Roupa amassada também não é problema: dá para alugar um ferro de passar.
Se você estiver com fome, pode apreciar as refeições saudáveis que o café oferece, além de poder comprar os materiais essenciais para manter a sua magrela impecável. Também está em implantação uma oficina, que pretende oferecer serviços de regulagem, limpeza e troca de peças. E o lugar tem aquela pegada sustentável, com a maioria dos móveis feitos de pallets, além da decoração, que é uma graça.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 19h; aos sábados, domingos e feriados o estabelecimento permanece fechado. Endereço: rua do Senado, 176 – Centro – Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2252-0790. Site: www.bikeriocafe.com.br
Riders Bike Shop e Café – Camboriú
Se você pedala e está pelas cercanias de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o Riders Bike Shop e Café está de portas abertas para receber você. O local mescla loja de esporte, venda de bikes e acessórios (eles são revendedores autorizados das marcas Soul Cycles e Lapierre) e espaço para tomar uma cervejinha ou apreciar o cardápio, que inclui café, salgados, bolos e bebidas não alcoólicas. O legal é que o Riders organiza um grupo de pedal noturno, que acontece todas as quartas , a partir das 19h30. Para participar, basta chegar com 30 min de antecedência levando a sua bike e, claro, o capacete.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h30 às 19h30, e aos sábados, das 9h às 14h. Endereço: rua 3100, 657 – Balneário Camboriú/SC. Telefone: (47) 3081-2398.