Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Confira 4 verdades e 4 mentiras sobre o colesterol

Para quem ainda tem dúvidas sobre o colesterol, apontado muitas vezes como grande vilão do organismo, confira essas dicas que separamos

colesterol
Foto: ShutterStock

O colesterol sempre foi visto por muito tempo como o grande vilão para nosso corpo. Por isso, separamos 4 verdades e 4 mentiras sobre o colesterol.

As 4 mentiras

1. Ovos são vilões – Comer um a dois ovos poucas vezes por semana não faz tão mal assim. Na verdade, eles são excelentes fontes de proteína e contém gordura não-saturada, a chamada gordura do bem.

2. Crianças não têm colesterol – Em julho de 2008, a Associação Americana de Pediatria publicou um documento que traz as seguintes recomendações: crianças que estão acima do peso ou obesas, têm hipertensão ou histórico familiar de doenças do coração devem ter o seu colesterol testado desde os 2 anos de idade.

3. A comida que é amiga do coração é aquela que tem 0 mg de colesterol – a quantidade presente em um alimento é apenas uma das coisas que faz com que ele suba às alturas. Gordura saturada e/ou trans parecem ter um grande impacto no chamado LDL, e que causa a arteriosclerose.

4. Colesterol é sempre uma coisa ruim – Essa gordura participa de várias reações fisiológicas, como ser parte integrante da membrana das células. Cerca de 75% do colesterol sanguíneo é fabricado pelo próprio corpo, no fígado. O papel, no entanto, nas doenças do coração ainda não é bem entendido. Ele é carregado através da corrente sanguínea por lipoproteínas de baixa e alta densidade (LDL e HDL). É o LDL que é o responsável pela arteriosclerose.

E as 4 verdades sobre o colesterol

1. Exercício ajuda – Além de todos os benefícios que a prática de atividade traz, eis mais um: ajuda a controlar o colesterol, reduzindo os níveis do ruim (LDL) e aumentando as taxas do bom (HDL).

2. Aumenta depois da menopausa – Um hormônio ajuda a manter os níveis em dia: o estrógeno. Com a menopausa, os níveis desse hormônio caem, fazendo o colesterol ruim dar uma “saltada”.


3. Colesterol alto pode ser visto a olho nu – Você provavelmente nunca ouviu falar, mas níveis altos podem dar origem a um tumor benigno  de pele chamado xantoma.

4. Nível muito baixo também pode ser ruim – Níveis abaixo de 160 mg/ml podem aumentar as chances de depressão e de alguns tipos de câncer.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

De certa maneira, a data também reforça a importância de uma vida física ativa

Fitness

Treinador alerta para algumas tendências, de treino e dieta, que não contribuem em nada com a vida fitness

Fitness

Adotar uma rotina de exercícios para o corpo é uma atitude positiva. Mas cuidado para não cair em alguns mitos sobre atividades físicas

Saúde

No dia Mundial da Saúde, confira como aumentar os níveis de HDL, conhecido por ser o 'bom colesterol'