Connect with us

O que você está procurando?

Produtos

Como escolher um tênis minimalista

Leves e simples, os modelos podem aprimorar a velocidade do corredor

Como escolher um tênis minimalista
Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]
Como escolher um tênis minimalista

Foto: Shutterstock

Com solado baixo e pouco amortecimento, os tênis minimalistas têm conquistado cada vez mais os corredores. O diferencial dos modelos é justamente a simplicidade e leveza, já que simulam a pisada natural, como se o atleta estivesse descalço. A forma como os movimentos são executados também se altera, criando a tendência do corredor encostar primeiro as pontas dos pés no solo ao invés do calcanhar, o que ameniza os efeitos do impacto.

A leveza dos tênis minimalistas pode aprimorar a velocidade e até mesmo o conforto do corredor, mas segundo o educador físico Leonardo Shinya, o modelo é mais indicado para provas de curta ou média distância e nem todos os treinos devem ser realizados com o calçado. O tênis exige mais dos músculos, principalmente dos pés e da batata da perna, aumentando o risco de possíveis lesões.

Quem deseja investir nos modelos minimalistas deve levar em consideração se a musculatura dos membros inferiores está bem fortalecida e se o calçado é indicado para o tipo de corrida praticada. “Procure um profissional que possa avaliar e ajudar em sua transição do tênis comum para o tênis minimalista. É recomendada uma transição bastante lenta e gradual, permitindo uma adaptação progressiva do corpo ao novo tipo de calçado”, explica Leonardo.

O tênis ideal

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para escolher o calçado ideal, o corredor deve levar em consideração o seu tipo de pisada: pronada, supinada ou neutra. Uma dica para descobrir é um teste simples: molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de papel qualquer. Compare o desenho formado. Se sua pisada for neutra, as áreas molhadas no papel serão mais uniformes. Se pronada, toda a área em que seu pé tocar ficará molhada, indicando um pé plano. Na pisada supinada, as áreas mais marcadas serão as do calcanhar e a da ponta do pé, o que indica um pé cavo.

Existem modelos ideais para cada tipo de pisada e para cada tipo de corrida ou atividade física. Escolher um tênis que se adeque ao corpo pode fazer a diferença no desempenho e, principalmente, evitar lesões.

Confira alguns modelos de tênis minimalistas:

Advertisement. Scroll to continue reading.

[galeria id=22]

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Aplicado como preenchimento para aumentar a musculatura, óleo mineral pode ser fatal

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Condicionamento Físico

Parar de praticar exercícios físicos por um tempo pode dificultar a volta para a academia. Confira como readaptar o corpo e recuperar o ritmo

Emagrecimento

Especialista em emagrecimento revela três benefícios da perda de peso que vão além dos fatores estéticos. Ganhos podem servir de motivação