Mesmo dedicando cada vez mais tempo, você tem percebido que os efeitos dos seus exercícios não são aqueles que você gostaria em questões de desempenho, perda de gordura, definição ou ganho muscular? Segundo Thiago Moreira, professor da rede de academias Smart Fit, a eficiência não está relacionada à duração das atividades, mas sim à maneira como são realizadas. Quer saber como otimizar o treino de musculação? O profissional dá dicas de mudanças estruturais para alcançar seus objetivos.
Como otimizar o treino de musculação: mais grupos musculares
“Dar preferência para exercícios que utilizam mais de um grupamento muscular é um ótimo método para diminuir o tempo do treino, pois você irá trabalhar mais músculos em um único movimento”, explica o profissional de educação física.
O professor ressalta que o agachamento é um exemplo, já que é eficiente tanto para a parte anterior das coxas quanto para os glúteos. O supino também possui tais características, porque trabalha, além dos peitorais, os músculos dos ombros e do tríceps.
Intervalo entre as séries
Para quem está em dúvida sobre como otimizar o treino de musculação, outra dica é diminuir o tempo de intervalo entre as séries de exercícios. “Fazer pausas de 30 segundos a 1 minuto, no máximo, além de oferecer mais intensidade, torna o tempo de sessão na musculação mais curto”, explica Thiago.
Séries combinadas
A estratégia consiste em realizar uma sequência de exercícios para membros superiores e, sem descanso, uma série de exercícios para membros inferiores, por exemplo. A ideia é trabalhar com músculos diferentes. “Esse formato vai contribuir ainda para a perda de gordura corporal, já que vai aumentar a sua frequência cardíaca, acelerando o metabolismo”, explica.
Foco e frequência
Ao aumentar a frequência semanal do exercício, será possível dividir o treino em pequenas partes, favorecendo o ganho de massa muscular.
O professor da Smart Fit avalia que outro ponto fundamental é estar concentrado nos movimentos. “Evite se distrair. Ter atenção à execução dos exercícios contribui muito para que o treino não fique tão longo e para que o treino seja feito corretamente”, conclui Thiago Moreira.
Tenha mais energia e disposição com o Viva Leve. A gente garante: seu corpo e bolso agradecem!