Mesmo quem tem muita disciplina e força de vontade para manter a frequência de treinos às vezes acaba pensando em desistir naqueles dias de muito frio. Ainda mais se a sua atividade física de costume for a corrida ao ar livre.
Contudo, ao deixar a atividade de lado durante o inverno, por exemplo, você pode perder benefícios incríveis que os treinos de corrida na estação podem trazer. Afinal, a atividade física regular aumenta a resistência orgânica, prevenindo gripes, osteoporose e doenças cardíacas.
A proteção fica ainda maior se você consumir, nesse período, alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, mamão papaia, brócolis, morango, kiwi. Vale também reforçar a ingestão de alimentos que contenham vitamina E (potente antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres), como amêndoa, gema de ovo.
Então, é importante usar dicas e técnicas para conseguir manter a disposição e a frequência da sua corrida no inverno. Veja a seguir 5 dicas do treinador Wanderlei Oliveira:
Proteja o seu corpo
O frio pede por roupas especiais. Se possível, use tecidos de performance, como os tecidos inteligentes, que mantêm a temperatura de seu corpo enquanto você corre e transpira, sem encharcar a camiseta.
A região de seu corpo que merece maior atenção é a do peito, por reunir vários órgãos vitais. Mantenha-o sempre protegido. Extremidades, como mãos e pés, também merecem atenção. Proteja-as com luvas e meias especiais.
Além disso, ao finalizar seu treino, troque a roupa molhada por roupas secas de imediato.
Evite a boca rachada
Cuidado com o ressecamento dos lábios por conta do clima. Use protetor labial e não se esqueça de continuar usando também o protetor solar, mesmo com as temperaturas baixas.
Não corra ensacado
Na hora de fazer uma corrida no frio do inverno, muitas pessoas pensam que o melhor é correr ensacado – mas isso não é verdade. Os plásticos junto ao corpo elevam demais a temperatura interna, aumentam a sudorese e predispõem à desidratação.
Não se esqueça da água fresca
Muitos têm aquela ideia de que, se está frio, o corpo não precisa de muita água. Contudo, isso está incorreto, e é preciso haver ingestão de água antes, durante e após os exercícios.
Tente sempre se hidratar a cada 30 minutos com 200 ml de água durante a sua corrida diária. Durante o dia, 3 litros de água costumam ser suficientes.
Tente o indoor
Por fim, se o frio estiver realmente extremo, você pode optar por trocá-lo pela esteira, mesmo que apenas por alguns dias.
