Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Blogs

Saiba como proteger sua bicicleta de furtos e roubos

Com o aumento da mobilidade urbana e o uso da bicicleta como meio de transporte, os roubos são cada vez mais comuns. Veja as dicas do expert João Magalhães para evitar esse transtorno

Como trocar o carro pela bicicleta
Foto: Shutterstock

Texto de João Magalhães

De acordo com um levantamento de 2015 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, um carro é roubado no Brasil a cada três minutos. Com motos, a história não é diferente. Apenas em São Paulo foram 41.209 casos de roubo e furto no mesmo ano. A popularização das magrelas nas mídias e a melhoria da infraestrutura das cidades com ciclovias e ciclofaixas atraindo mais ciclistas trouxeram também a atenção de outros olhos. O ciclista passou a ser visto como uma presa relativamente fácil. É muito mais simples abordar um ciclista, levar sua bicicleta e escondê-la. E o que estamos vivendo hoje é um boom nos casos de roubo de bicicletas.

Como trocar o carro pela bicicleta

Foto: Shutterstock

Não há uma fórmula para evitar que sua bike seja roubada ou furtada, mas existem algumas medidas e atitudes que podem dificultar uma situação dessas. Veja:

Pedalar sozinho

– Se possível, evite pedalar sozinho. Principalmente se for percorrer longas distâncias, à noite, em percursos desertos ou com os quais você não está familiarizado.

– Se vai pedalar sozinho, tente mapear a sua rota e planejá-la com antecedência.

Se mantenha atento

– Fique atento ao caminho e principalmente a movimentações suspeitas. Já soubemos de casos de roubo de bicicletas em que informantes estrategicamente posicionados em pontes ou passarelas avisavam os assaltantes sobre ciclistas e suas bicicletas.

– Não vacile nem por um segundo: nada de deixar a bike parada na rua, mesmo que na porta de um estabelecimento, por um minuto que seja. Subir em uma bicicleta e sair pedalando é simples demais. Não dê chance ao azar.

VEJA TAMBÉM: 8 fatores fundamentais para ir longe nos treinos

– Se for estacionar a bike em algum lugar, certifique-se de que está com uma boa trava de segurança (uma U-Lock, por exemplo) e presa a alguma estrutura fixa. Procure não deixá-la ali por muito tempo.

– Por fim, se sua bicicleta for de valor elevado, faça um seguro e proteja seu investimento.

Algumas iniciativas têm ajudado pessoas que tiveram suas bicicletas roubadas ou furtadas. O site do Bicicletas Roubadas recentemente ajudou a ciclista paulistana Vanessa Lorenz Stangarlin a recuperar sua bike. Fora tudo isso, é preciso também que os ciclistas se conscientizem para não comprar bikes que apareçam com preços milagrosamente baixos ou peças suspeitas e baratas demais. A comunicação também é uma ótima arma contra o crime: avise os amigos ciclistas, grupos de pedal, mídias sociais e sites/blogs sobre casos de roubo em alguma região. E vá na fé: não deixe de pedalar e não desanime. Não vamos abrir mão da liberdade que a bicicleta nos proporciona!

João Magalhães, Marketing da Shimano Latin America – bike.shimano.com.br

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Esporte

É mais um veículo “aliado” de quem visa o processo de emagrecimento

Treinos

Descubra se esse tipo de aparelho atende as necessidades de quem quer perder peso

Ciclismo

Professor de educação física destaca como o ciclismo pode ser benéfico para a saúde e dá dicas importantes para quem quer começar a pedalar

Ciclismo

Pesquisa internacional mediu a percepção de cidadãos do Brasil e outros 29 países sobre bicicletas; acompanhe a tendência global e comece a pedalar