Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dia Internacional da Mulher: é importante prestar atenção na saúde

Veja as principais doenças que acometem principalmente as mulheres

Dia Internacional da Mulher: cuide-se e previna doenças!
Foto: Freepik

No Dia Internacional da Mulher, além dos debates acerca de questões sociais e profissionais, é importante prestar atenção na saúde. Algumas doenças possuem incidência expressivamente maior em mulheres, causando milhares de casos de infertilidade, depressão e morte todos os anos. Conheça algumas e previna!

Dia Internacional da Mulher: cuide-se e previna doenças

HIV/AIDS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa é a principal causa de morte de mulheres entre 15 e 49 anos de idade. Principalmente em países em desenvolvimento com alto índice de pobreza, a violência sexual e a educação precária sobre métodos de proteção contribuem para o número de casos. O principal método de prevenção da AIDS é usar camisinha em todas as relações sexuais. No caso dos pais, é importante conversar sobre a vida sexual dos filhos e ensinar a se protegerem.

Câncer de mama

Somente no Brasil, mais de dois milhões de casos aparecem a cada ano e 29% de todos os novos casos de câncer são nas células da mama. Histórico familiar da mulher, obesidade, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e uso de contraceptivos hormonais são alguns dos agravantes que contribuem ao surgimento da doença. Além do auto-exame, é importante consultar um médico regularmente, pois o câncer de mama possui tratamento, inclusive oferecido pelo Sistema Público de Saúde (SUS). Previna-se: o diagnóstico precoce é imprescindível.

AVC

É a maior causa da morte de mulheres com idade acima dos 60 anos, segundo a OMS. O acidente vascular cerebral é uma doença comum, com mais de 150 mil casos por ano no Brasil, e não tem cura. O diagnóstico, quando não tardio, evita maiores danos cerebrais – que incluem dificuldade de fala, diminuição da visão e alterações motoras. Evitar estresse excessivo e contínuo, assim como alimentação equilibrada e exercícios físicos, são algumas ações preventivas. Se o aparecimento de qualquer sintoma for percebido, tais como dificuldade de fala, insensibilidade ou paralisia em partes do corpo e alteração do nível de consciência, deve-se procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Fibromialgia

Muito comum no Brasil, atinge, também, mais de dois milhões de pessoas todos os anos, sendo que 7 a cada 10 casos são de mulheres entre os 20 e os 50 anos de idade, segundo Dr. Charles Amaral de Oliveira, membro da American Society of Interventiomal Pain Physicians (ASSIP), em entrevista ao portal do Hospital Sírio-Libanês. Trata-se de intensa dor no corpo, que ocorre geralmente na região dos ombros, coluna vertebral, próximo da bacia e dos glúteos e aos lados dos cotovelos. Não se sabe ainda o que causa as dores, que podem mudar de local e durar anos ou a vida inteira. É comumente confundida com outras complicações, o que dificulta o tratamento. A doença não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos e psicoterapia. O estresse é um agravante, previna-se.

 

Gostou das dicas especiais para o dia internacional da mulher? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter!

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Especialistas comentam sobre o assunto e explicam como prevenir a condição

Fitness

Aprenda seis exercícios básicos e fundamentais que iniciantes podem fazer na academia

Corrida

Quem corre melhora o sistema cardiovascular e fica longe da hipertensão, da diabetes, da obesidade, de acidente vascular cerebral e infartos

Saúde

A hipertensão é uma doença séria, mas que pode ser prevenida. Por isso, separamos seis hábitos que vão te ajudar