Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dia Mundial da Atividade Física: 5 curiosidade sobre a prática esportiva

As vantagens vão além do emagrecimento, do ganho de massa muscular e até mesmo da melhora da saúde mental

Dia Mundial da Atividade Física
Dia Mundial da Atividade Física / Foto: Shutterstock

Hoje, 06 de abril, é o Dia Mundial da Atividade Física. Uma data simbólica, para alertar todo o planeta sobre os riscos que o sedentarismo pode causar. Sabe-se, portanto, que realizar exercícios com alguma frequência é fundamental para mantar um bom condicionamento físico e mental.

Podemos citar aqui três grandes benefícios que estão associados com a prática de atividades físicas. São eles: queima de gordura corporal, o aumento da massa muscular e a manutenção da saúde mental através da liberação de hormônios do bem-estar.

No entanto, as vantagens e curiosidades sobre a prática de exercícios não param por aí. Por isso, no Dia Mundial da Atividade Física, com a ajuda de alguns médicos especialistas, separamos mais cinco benefícios que o esporte pode proporcionar. Confira:

1. Melhora todo o funcionamento do organismo. “A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente. Além de contribuir para a queima de gordura, o exercício ajuda a desenvolver os músculos e fortalecer o sistema imunológico”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

2. Aumenta a fertilidade. “Estudos relatam que praticantes de atividade física – desde que essa não seja totalmente desgastante, não tenha o uso de esteroides e seja acompanhada de uma alimentação correta – experimentam diversos benefícios, com maiores chances de conceber um filho”, diz o Dr. Rodrigo Rosa, ginecologista especialista em reprodução humana.

3. Diminui o risco de desenvolver doenças.  “O hábito de realizar atividade física regular está relacionado a melhor controle de peso, melhora do diabetes, controle de pressão arterial e níveis de colesterol, além de um condicionamento cardiopulmonar”, afirma Dra. Lamaita.

4. Melhora a saúde da pele. “O estilo de vida e os bons hábitos influenciam muito a qualidade da pele”, conta a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica . “Durante os exercícios são liberados hormônios e substâncias, que estão diretamente envolvidos na manutenção da saúde da pele”, destaca a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

5. Mas não exclui a necessidade de manter os cuidados. “Quem tem o hábito de praticar exercícios físicos precisa adotar uma rotina de skincare para manter a pele saudável e evitar uma série de problemas, como a acne, foliculite, ressecamento e sinais de irritação no rosto e/ou corpo. Após o treino, é fundamental higienizar, hidratar e, caso você malhe durante o dia, proteger a pele”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da SBD.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Ainda assim, há outras formas de usufruir dos benefícios dessa proteína

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia

Fitness

Dicas que tornam o exercício físico indispensável no seu dia a dia

Nutrição

Alimento é amplamente recomendado para boa performance

Saúde

Nem sempre esse é o melhor caminho para emagrecer e atingir seus objetivos

Fitness

O tempo de férias não denota descaso com a sua saúde

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Treinar corretamente vai muito além de apenas seguir a ficha prescrita pelo instrutor

Treinos

Essas modalidades ajudam no emagrecimento com alimentação saudável e hidratação

Condicionamento Físico

Uma série que vai contribuir com a busca pelo shape inexplicável no carnaval

Treinos

Rotina de exercícios com acompanhamento médico é fundamental