Dia Mundial da Atividade Física: 5 curiosidade sobre a prática esportiva

As vantagens vão além do emagrecimento, do ganho de massa muscular e até mesmo da melhora da saúde mental

Dia Mundial da Atividade Física
Dia Mundial da Atividade Física / Foto: Shutterstock

Hoje, 06 de abril, é o Dia Mundial da Atividade Física. Uma data simbólica, para alertar todo o planeta sobre os riscos que o sedentarismo pode causar. Sabe-se, portanto, que realizar exercícios com alguma frequência é fundamental para mantar um bom condicionamento físico e mental.

Podemos citar aqui três grandes benefícios que estão associados com a prática de atividades físicas. São eles: queima de gordura corporal, o aumento da massa muscular e a manutenção da saúde mental através da liberação de hormônios do bem-estar.

No entanto, as vantagens e curiosidades sobre a prática de exercícios não param por aí. Por isso, no Dia Mundial da Atividade Física, com a ajuda de alguns médicos especialistas, separamos mais cinco benefícios que o esporte pode proporcionar. Confira:

1. Melhora todo o funcionamento do organismo. “A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente. Além de contribuir para a queima de gordura, o exercício ajuda a desenvolver os músculos e fortalecer o sistema imunológico”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

2. Aumenta a fertilidade. “Estudos relatam que praticantes de atividade física – desde que essa não seja totalmente desgastante, não tenha o uso de esteroides e seja acompanhada de uma alimentação correta – experimentam diversos benefícios, com maiores chances de conceber um filho”, diz o Dr. Rodrigo Rosa, ginecologista especialista em reprodução humana.

3. Diminui o risco de desenvolver doenças.  “O hábito de realizar atividade física regular está relacionado a melhor controle de peso, melhora do diabetes, controle de pressão arterial e níveis de colesterol, além de um condicionamento cardiopulmonar”, afirma Dra. Lamaita.

4. Melhora a saúde da pele. “O estilo de vida e os bons hábitos influenciam muito a qualidade da pele”, conta a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica . “Durante os exercícios são liberados hormônios e substâncias, que estão diretamente envolvidos na manutenção da saúde da pele”, destaca a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

5. Mas não exclui a necessidade de manter os cuidados. “Quem tem o hábito de praticar exercícios físicos precisa adotar uma rotina de skincare para manter a pele saudável e evitar uma série de problemas, como a acne, foliculite, ressecamento e sinais de irritação no rosto e/ou corpo. Após o treino, é fundamental higienizar, hidratar e, caso você malhe durante o dia, proteger a pele”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da SBD.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você