4 dicas para equilibrar a alimentação e evitar dores e lesões durante os treinos

Será você tem elaborado as atitudes mais corretas? Veja orientações de especialistas sobre o assunto

mulher correndo no final da tarde alimentação
(Foto: Pixabay)

Não é preciso muito para começar a correr. Basta um bom par de tênis, conhecer os limites do próprio corpo e começar com pequenas caminhadas. Apesar de ser um esporte tão democrático, os corredores precisam se atentar também ao que comem. Uma boa alimentação, que equilibre gastos diários com treinos e atividades cotidianas de cada um, será um grande diferencial no rendimento individual.

Para tanto, existe um esforço coletivo entre médicos, fisioterapeutas e especialistas em esportes e nutrição para que os indivíduos pratiquem exercícios físicos e se alimentem de forma correta. E tal junção de exercícios e alimentação equilibrada não é importante apenas para aqueles que são esportistas profissionais. Esse equilíbrio é uma ferramenta relevante para a melhora da qualidade de vida de todas as pessoas.

Mas como conquistar essa equação? O fisioterapeuta Leonardo Machado explica que corredores precisam de uma alimentação que favoreça o equilíbrio do gasto energético com a prática do esporte. Esse gasto vai interferir diretamente na recuperação mais adequada depois de cada treino, auxiliando na prevenção de lesões e em um melhor desempenho do corredor no dia a dia.

Os esportes, de uma maneira geral, utilizam diferentes sistemas de energia dentro do corpo. Um corredor de curta distância utilizará caminhos diferentes de um atleta de longa distância, como um maratonista. Os sistemas de energia desses dois atletas que têm o mesmo esporte, mas o praticam de formas distintas, também vão agir de forma diferente. Ou seja, a medida em que a distância percorrida por cada um aumentar, o metabolismo aeróbico, de acordo com o seu esforço, a utilização de reservas de glicogênio e oxidação de gordura para obtenção de energia, vai acompanhar essa demanda.

Confira mais algumas dicas importantes para quem quer correr mantendo uma alimentação equilibrada às suas necessidades

 

Gostou do conteúdo? Saiba que informações como essa e muitas outras relacionadas à lifestyle você pode encontrar  assinando o programa Vida Leve. Para conhecer mais sobre essa incrível oportunidade é só clicar no link!

 

Texto: Victor Moura | Edição: Leonardo Guerino/ Colaborador

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você