Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Exercícios físicos para gestantes: os benefícios e cuidados necessários nessa fase

De maneira regulada e acompanhada por profissionais, a prática de atividades físicas durante a gravidez pode gerar muitos benefícios!

A foto mostra uma mulher grávida sentada descalça e com roupas de ginástica alongando. Ela está sorrindo, ilustrando os benefícios dos exercícios físicos para gestantes
Foto: Shutterstock.com

A ciência já comprovou com vários estudos que determinadas atividades podem trazer muitas vantagens, como o alívio de sintomas ansiosos e depressivos. Além desses efeitos, sair do sedentarismo pode ser positivo para mulheres grávidas. Entre os benefícios dos exercícios físicos para gestantes, é possível citar a prevenção de determinados quadros, como o diabetes gestacional, o ganho de peso desproporcional para essa fase e a eclâmpsia, condição relacionada ao aumento da pressão arterial.

Contudo, antes de colocar o corpo em movimento com qualquer prática, segundo a obstetra, ginecologista e mastologista Mariana Rosario, é necessário consultar um obstetra. “E, estando com a saúde em dia, ela pode praticar atividades a partir do primeiro ultrassom morfológico, com 12 semanas de gestação”, indica a médica.

Mesmo após a liberação, a grávida ainda deve ser acompanhada por profissionais no período pré-natal, tanto por um obstetra quanto por um professor de educação física especializado na área. “Não é aconselhável que ela exagere, é claro, mas é imprescindível que as sedentárias aproveitem esse período para começarem uma atividade, devagar, e as que já a praticam, não a abandonem”, afirma Mariana.

A foto mostra uma mulher grávida em pé com roupas de ginástica. A imagem ilustra o tema do post sobre exercícios físicos para gestantes

Foto: Shutterstock.com

Exemplos de possíveis exercícios nessa etapa são caminhadas, ioga, corrida, dança e pilates. E, como aponta Rosario, é recomendado que essas e outras atividades sejam praticas por uma hora em três dias da semana. “Este é um período em que se gasta muita energia, e é necessário ter disposição para chegar à 40ª semana bem. A atividade física aumenta a serotonina e dá prazer, então, a sensação física é muito boa”, acrescenta a especialista.

As vantagens do pilates

A aposta no pilates como um dos exercícios para gestantes pode ser uma alternativa para aumentar o controle corporal, a força e prevenir lesões durante essa fase. Afinal, os exercícios são leves, cadenciados e específicos para cada caso.

“Entre os inúmeros benefícios da atividade, podemos destacar o relaxamento do sistema circulatório e o fortalecimento da musculatura pélvica, proporcionando maior sustentabilidade para a bexiga e o útero”, comenta Douglas Paiva, fundador da Pure Pilates.

A seguir, confira mais pontos positivos da prática durante a gestação:

1. A mulher tem o alívio de dores na coluna e realiza o preparo necessário para o período pós-parto. Além disso, um ponto importante é que uma gestante ativa ganha menos peso, dorme melhor e fica menos ansiosa.

A foto mostra mulheres grávidas sentadas fazendo aula de pilates, um dos exercícios físicos para gestantes

Foto: Shutterstock.com

2. A gestante terá maior facilidade de alongamento dos músculos das costas e pernas, o que pode facilitar o momento do parto e reduzir possíveis dores durante o período de gravidez; com o condicionamento físico mais desenvolvido, terá mais facilidade para respirar e, consequentemente, melhorar a circulação sanguínea e oxigenação do feto.

3. É importante que a prática só seja realizada após uma liberação médica, feita por seu ginecologista ou obstetra. O professor de pilates deve iniciar o exercício quando a aluna apresentar esse atestado de prática por escrito, liberando a realização dos movimentos.

4. Todos os exercícios relacionados com posições arriscadas, esforço intenso na região abdominal ou muito impacto não são indicados para as gestantes que optam em realizar o pilates. Os exercícios físicos para gestantes devem ser leves, prazerosos e eficientes, mas sem colocar em risco a integridade física da mãe ou a vida do bebê.

 

Gostou das nossas sugestões de exercícios físicos para gestantes? Então compartilhe o post com as futuras mamães que você conhece!

 

Vem participar do programa Viva Leve! Com ele, você vai emagrecer com saúde e transformar seu corpo com a ajuda da master coach e atleta amadora Monique Agnes.

 

Texto e entrevistas: Bruno Ribeiro e Giovane Rocha – Consultorias: Douglas Paiva, fundador da Pure Pilates; Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas