Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Corrida

Melhores maneiras para se recuperar de uma maratona

Correr uma maratona é prazeroso, mas o desgaste e o cansaço chegam em seguida. Por isso, é importante também planejar a fase de recuperação

maratona
Foto: iStock.com/ Getty Images

Impossível não sofrer correndo uma maratona. Isso é inerente a essa prova tão exigente devido ao impacto prolongado (são 42 k, afinal!) sofrido pela musculatura e pelas articulações das pernas. Mas você sabia que algumas pessoas demoram ainda mais para se recuperar?

“Isso acontece devido às variações de cada atleta. Assim, a recuperação pós-prova está ligada à genética e ao treinamento realizado”, diz Paulo Lourega, fisiatra e membro da diretoria da Sociedade de Medicina do Esporte do Rio de Janeiro (SMEERJ).

Por isso, além do preparo físico, é recomendado, também, que você planeje a sua fase de recuperação, para que ela ocorra de forma saudável e rápida. “Lembre-se de que correr uma maratona leva o seu corpo a um grau relativamente elevado de destruição do tecido muscular e, por isso, leva-se algum tempo para recuperar as fibras musculares. Essa destruição muscular depende de vários fatores, como peso, biomecânica de corrida, condições climatológicas, características do pavimento e nível da competição e do treinamento”.

O período de recuperação começa no dia seguinte ao da competição e dura pelo menos quatro semanas. “Nesse tempo, você pode fazer um trote suave, de curta duração, para relaxar, exclusivamente. A grama, por ser mais macia, é o lugar mais indicado para se correr. A natação também ajuda o maratonista a manter o condicionamento nessa etapa”, recomenda.

Outra dica é cuidar da alimentação, pois ela influencia, e muito, nesse processo. “A recuperação do glicogênio muscular acontece, prioritariamente, nas duas horas posteriores à prova, quando a absorção dos carboidratos é favorecida. Por isso é tão indicado comer frutas, que são ricas em carboidratos e sais minerais”, complementa. Mantenha, ainda, uma dieta rica em carboidratos por dois ou três dias.

E demore esse mesmo período de tempo para voltar a comer o que estava acostumado antes da prova.

Por fim, vale ressaltar que o ideal é não fazer mais de uma maratona por ano, e sempre se alongar depois de terminar de correr.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Emagrecimento

Ótima opção com alto teor de fibras para esse tipo de objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Corrida que visa angariar fundos para pesquisas sobre o câncer está com data marcada. Evento será realizado em mais de 70 cidades brasileiras

Corrida

Treinador revela os seus passos iniciais no esporte e dá dicas para quem sonha disputar grandes provas

Fitness

Fundamental para amenizar os sintomas causados pela fadiga do treino, o recovery é a chave para acelerar a recuperação muscular

Calendário de provas

Competição é uma das mais rápidas do mundo e marca o retorno de grandes eventos internacionais