No ritmo dos treinamentos, confira os cuidados com a TPM

A atividade física é fundamental para afastar os sintomas da TPM. Adequando a intensidade dos exercícios é possível treinar o mês inteiro!

No ritmo dos treinamentos, confira os cuidados com a TPM
No ritmo dos treinamentos, confira os cuidados com a TPM

Se o ânimo para treinar já oscila durante a semana dependendo da qualidade do sono, das horas de trabalho e das emoções, imagine somar tudo isso às variações hormonais provocadas pelo ciclo menstrual.

O rendimento melhora ou cai dependendo do período do mês, mas o importante é não deixar de treinar, e a saída é adaptar os exercícios para cada fase, aproveitando aquelas em que a disposição e a força estão favorecidas e usando-os para afastar os incômodos da TPM.

Por que tantas mudanças na TPM?

O surgimento de sintomas como cansaço e irritação, ou o aumento da disposição e da concentração estão ligados à oscilação hormonal provocada pelo ciclo menstrual, e apesar de ser uma variação natural, se os sintomas perduram por mais de uma semana e são intensos a ponto de atrapalhar as atividades diárias, é fundamental consultar um médico e investigar a presença de problemas de saúde, ou encontrar uma forma de amenizar os desconfortos da TPM.

Segundo a ginecologista, obstetra e mastologista Mariana Rosario, o ciclo menstrual divide-se em duas fases de 14 dias cada: “Na fase estrogênica, logo após a menstruação, a mulher se sente bem, disposta, sem inchaço, com pele e cabelo mais bonitos, pois o estrogênio promove bem-estar. Na fase progestagênica, o corpo se prepara para a ovulação, são os 14 dias antes da menstruação, que pode haver dor de cabeça, TPM, inchaço, entre outros incômodos”, compara Mariana.

Xô, TPM!

Já que é na TPM que surgem sintomas físicos e emocionais, é também nesse período que a disposição para os treinos e até o rendimento pode cair. “Mas não desista do exercício físico: ele ajuda a reduzir a TPM porque libera serotonina, hormônio do bem-estar. Além disso, ingerir bastante água é fundamental para combater o inchaço”, recomenda a ginecologista.

Manter uma alimentação saudável também é indispensável para amenizar os sintomas: frutas, legumes, verduras e castanhas beneficiam o sistema nervoso, ajudando a equilibrar as emoções.

Quem também indica manter a prática de atividade física, mesmo que haja um pouco de indisposição, é Giuliano Cangiani, master trainer do Strong by Zumba. “Como a prática de exercícios está ligada à liberação de endorfina, ela pode reduzir os sintomas físicos e emocionais da TPM, e com isso, há menos dores nas mamas e alterações de humor”, destaca. “A recomendação é manter a rotina de treinos e, se for necessário, diminuir um pouco a intensidade, mas não deixar de treinar”, avisa.

Fase menstrual

Algumas mulheres podem sofrer na TPM com cólicas e/ou se sentirem incomodadas com o fluxo. Nesses dias, os exercícios de força podem ser prejudicados, por isso, não se culpe se parecer que o treino do dia não rendeu. Um dia de exercícios menos intensos vai ajudar a aliviar os sintomas e manter o corpo ativo para as próximas fases. Os coletores menstruais de silicone são opções mais confortáveis para serem usadas durante a menstruação. Se usados corretamente, não vazam e permitem qualquer tipo de movimento, ou seja, mais liberdade para qualquer tipo de atividade física.

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