Saiba por que não é preciso se preocupar com a balança

O personal trainer Eduardo Carvalho esclarece como o aparelho não diz a verdade sobre a composição corporal

peso verdadeiro
Foto: Getty Images

Engana-se quem pensa que o peso verdadeiro é o que aparece na balança. Isso porque o que aparece no aparelho na verdade diz muito mais do que, “você está acima do peso”, ou “você está magro demais”.

Como saber o peso verdadeiro

Segundo o personal trainer Eduardo Carvalho, a balança não mostra a realidade sobre o corpo. “Ela apresenta um resultado muito vago em relação ao que precisamos saber”, diz. E explica como ela pode ser usada: “o aparelho pode ser utilizado como parâmetro para pessoas com sobrepeso muito alto e, mesmo assim, isso deve ser avaliado através de uma avaliação física”, esclarece o profissional.

Mesmo nesses casos, o personal indica uma avaliação física completa, que não se baseia apenas na balança para saber o peso verdadeiro. De acordo com Eduardo, primeiramente é preciso fazer uma médica e atualizada. “É importante saber como está o seu corpo internamente, analisando se há alguma alteração da fisiologia ou hormonal”, aponta e deixa claro que o profissional deve ter o máximo de informações possíveis sobre o paciente ou aluno.

peso verdadeiro

Foto: Getty Images

“Este profissional, de preferência, é importante que trabalhe com duas formas de avaliações físicas para que possa ter mais de uma referência de resultados, sendo elas: avaliação com a bioimpedância e avaliação manual”, explica. E especifica o que deve ser analisado: “levantar resultados de circunferência, dobras cutâneas, peso, altura e se possível uma avaliação de V02”.

Por que não é preciso se preocupar com a balança

Outra coisa muito importante que se deve ter em mente é que o peso verdadeiro é composto por músculos, gordura, água circulante, sangue, órgãos e tudo o que forma o organismo. “Não devemos nos preocupar apenas com a pesagem, pois ela não é o que corresponde com a estética (caso haja a preocupação com a estética)”, esclarece o personal.

peso verdadeiro

Foto: Getty Images

Além disso, Eduardo lembra que muita gente faz loucuras para emagrecer, esquecendo que isso pode levar a muitas perdas. “Muitas pessoas ficam felizes com isso, porém é importante saber que massa muscular está sendo eliminada, pois o processo de queima de gordura é complicado e não basta somente ficar sem comer ou fazer treinos excessivos“, completa.

Gostou de saber o que é o peso verdadeiro? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você