Nutriente de uma gordura poli-insaturada e reconhecida até como “gordura do bem”, o ômega 3 não é consumido pelos brasileiros conforme recomendação, segundo estudos recentes. Então, com o objetivo de reversão desse quadro o nutricionista Felipe Nunes vai apontar as três vantagens do consumo de ômega 3.
Saiba as três vantagens do consumo de ômega 3
Melhora da memória
Quer manter diversas lembranças? Coma ômega 3 com moderação! “Exerce grande influência nos processos inflamatórios, imunológicos e neurológicos, ou seja, atua na melhora da memória, entrega disposição e reduz a inflamação”, disse Felipe.
Impacta na saúde cardiovascular
“Auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL (Lipoproteínas de baixa densidade) e aumenta do colesterol bom HDL (Lipoproteínas de alta densidade), o que influencia também na melhora da saúde cardiovascular”, garantiu.
Recuperação muscular
“O consumo adequado de ômega 3 também está relacionado a uma maior síntese muscular após os treinos. Há ainda o fato de não ser tão comum encontrá-lo nos alimentos, que consumimos diariamente”, concluiu Felipe Nunes.
As demais opções de consumo de ômega 3
O nutrólogo Dr. Ronan Araujo disse que existem três alimentos que se destacam pelo seu valor nutricional e benefícios para a saúde com a proposta de se alimentar melhor sem dietas mirabolantes. Salmão, peixes diversos, vegetais verdes, como espinafre e couve, e ovos são os principais exemplos.
Sardinhas, cavala, arenque e atum são ótimas opções ricas em ômega-3 e outros nutrientes essenciais. Esses peixes – econômicos em relação ao salmão – podem facilmente aparecer em diversas receitas, o que também garantem a ingestão de nutrientes vitais sem comprometer um orçamento.
“Pode ser uma mudança simples, mas poderosa em direção a uma vida saudável. Investir em alimentos de alta qualidade é uma das melhores decisões, que podemos tomar para o nosso bem-estar em longo prazo”, concluiu Ronan Araujo.