Fim de ano: como manter a dieta?

Saiba como evitar os excessos e conservar os resultados conquistados durante o ano sem exagerar nas comemorações

como manter a dieta
Foto: Thinstock

Fim de ano é sinônimo de encontros, festas, das tradicionais ceias e claro, muita comida! Como manter a dieta e resistir às inúmeras tentações é uma tarefa ainda mais desafiadora durante o período.

Segundo a nutricionista Paula Crook, o organismo lida bem com um ou dois dias de exageros, mas um período maior do que isso pode gerar desconforto e acúmulo de gordura. Como a maioria dos pratos típicos são gordurosos e calóricos (panetones, rabanada, pernil, etc.) a digestão tende a ser mais lenta, dando a sensação de distensão e mal-estar gástrico.

Mas muitos alimentos característicos do período são saudáveis e podem ser substitutos de pratos mais calóricos. As carnes natalinas como frango e bacalhau, se preparadas sem gordura, são opções leves e saborosas. “Ao fazer as receitas, é aconselhável usar temperos naturais ao invés dos industrializados que são ricos em sódio e trocar a manteiga, ou margarina, por azeite extra-virgem”, aconselha Paula.

Para evitar o ganho de peso na época não é necessário deixar de comer, mas sim priorizar alguns alimentos e consumi-los em quantidade moderada. Confira mais dicas de como manter a dieta e não deixar que os exageros prejudiquem seus objetivos.

Saiba como manter a dieta nas festas de fim de ano:

 

 

Texto: Redação Sport Life/Edição: Gabriel Gameiro; Nataly Paschoal

Recomendadas para você