Golden State x Dallas; Miami x Boston: o que esperar das finais da NBA

Campeões das conferências oeste e leste serão decididos a partir de terça-feira (17)

Finais de conferência NBA 2022
Finais de conferência NBA 2022 / Foto: reprodução Instagram @NBA e @NBABrasil

O momento mais aguardado de toda a temporada da NBA acabou de chegar. Após séries intensas e emocionantes entre os 16 melhores times da liga, finalmente, as finais de conferência foram definidas. No lado oeste, teremos o confronto entre Golden State Warriors e Dallas Mavericks. Já pelo leste, o embate será entre Miami Heat e Boston Celtics.

Os duelos começam amanhã (terça-feira, 17) e serão, mais uma vez, disputadas em esquema melhor de sete jogos. Ou seja, quem vencer quatro jogos primeiro, será o campeão da conferência e brigará pelo título da NBA no início de junho.

Veja, abaixo, como cada time conquistou sua vaga para as finais de conferência da NBA 2022 e o que esperar dos confrontos que foram formados:

Golden State Warriors x Dallas Mavericks

Se analisarmos friamente como cada franquia chegou às finais de conferência da NBA, podemos dizer que os dois times foram “azarões”. Afinal, deixaram pelo caminho equipes que tiveram uma campanha melhor durante a temporada regular. O Golden State Warriors (3º) venceu o Memphis Grizzlies (2º) e o Dallas Mavericks (4º) superou o Phoenix Suns (1º).

Mas, na NBA contar com o favoritismo de uma campanha com mais vitórias na temporada regular não é recomendado. Com o retorno do lendário trio formado por Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, os Warriors mandaram os Grizzlies para casa após vencerem a série semifinal por 4 x 2.

Já o Dallas Mavericks contou com atuações históricas de uma das estrelas mais promissoras da NBA: o esloveno de 23 anos, Luka Doncic. Com média superior aos 30 pontos por jogo na série, o armador europeu deu um show e comandou sua equipe contra o favorito Suns. O confronto foi decidido em um eletrizante 4 x 3 com direito a sonoros 123 x 90 fora de casa no decisivo jogo sete.

O duelo entre Warriors e Mavs começa na próxima quarta-feira (18), às 22h. Os dois primeiros jogos serão na Califórnia, casa do Golden State, e os dois duelos seguintes no Texas, onde é o ginásio do Dallas. Se necessário, o mando de quadra começa a ser alternado a partir do quinto duelo, com o possível jogo sete sendo disputado na Califórnia.

Miami Heat x Boston Celtics

Do outro lado da chave, o favoritismo imperou. Os líderes da conferência leste conseguiram confirmar suas ótimas campanhas e, agora, vão duelar pela vaga na final da NBA. O Miami Heat superou com certa tranquilidade o Philadelphia 76ers por 4 x 2. Enquanto o Boston Celtics suou a camisa para derrotar o atual campeão, Milwaukee Bucks, por 4 x 3.

Com um elenco recheado de ótimos jogadores, como Bam Adebayo, Tyler Herro e Victor Oladipo, o Heat ainda contou com o protagonismo do excelente Jimmy Butler para vencer a série contra o Sixers. A equipe de Joel Embiid e James Harden sofreu com o desgaste físico e não conseguiu reagir nos jogos finais.

No entanto, no duelo entre Celtics e Bucks, não faltou emoção. Com jogos extremamente disputados e vitórias como visitante para ambos os lados, o duelo entre as franquias foi para o eletrizante jogo sete. Pelo lado do Boston, apesar do protagonismo evidente de Jayson Tatum, o time também contou com um incrível trabalho em equipe. Jogadores como Marcus Smart, Al Horford e Grant Williams foram fundamentais em vários momentos da série.

Profundidade de elenco que faltou para o Bucks. O atual campeão da NBA, liderado pelo grego Giannis Antetokounmpo, sofreu com o desfalque de sua segunda maior estrela, Khris Middleton. O jogador estava lesionado durante toda a série e não conseguiu ajudar seus companheiros.

O duelo entre Heat e Celtcis começa amanhã (terça-feira, 17), às 21h30. O Heat, que teve a melhor campanha da conferência leste fará os dois primeiros jogos e o possível jogo sete, em casa. Já os Celtics, donos da segunda melhor campanha, tentarão retornar para as finais da NBA depois de 12 anos.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você