Connect with us

O que você está procurando?

Natação

Maria Lenk: a primeira brasileira a disputar uma Olimpíada

Conheça a história da lendária nadadora que abriu portas para o esporte feminino na América do Sul

Maria Lenk
Foto: CBDA

Maria Lenk foi uma mulher que marcou época e tornou-se referência para todos os admiradores do esporte olímpico. Nascida em 1915, a filha de imigrantes alemães desde cedo teve que vencer barreiras para conquistar espaço. Seu pai, Lui Paul Lenk, veio para o Brasil para buscar refúgio da Primeira Guerra Mundial e acabou fincando raízes em São Paulo. Foi ele quem incentivou Maria a dar suas primeiras braçadas no então límpido Rio Tietê.

Ainda criança, a jovem nadadora sobreviveu à uma pneumonia – em uma época em que os recursos médicos eram bem inferiores aos atuais – e seu pai enxergava no esporte uma fonte de saúde. Foi a partir daí que Maria Lenk aprendeu a nadar e, além de fortalecer seus pulmões, começou a fazer história.

Com apenas 17 anos de idade, em 1932, embarcou sozinha em um navio, com mais 81 atletas – todos homens – rumo aos EUA, onde seriam disputados os Jogos Olímpicos de Los-Angeles. Apesar do desempenho tímido e sem a conquista de medalhas, Maria Lenk fez história ao se tornar a primeira mulher sul-americana a disputar uma Olimpíada. Quatro anos depois, nas Olimpíadas de Berlim, a nadadora teve problemas com lesões no ombro e não conseguiu sua melhor performance.

No entanto, a carreira e as conquistas de Maria Lenk estavam apenas começando. Demonstrando uma grande evolução ano após ano, a nadadora logo se consolidou como o maior nome do esporte no continente e buscava novos desafios. Foi quando, em 1939, ela conseguiu quebrar o recorde mundial da prova dos 400 metros peito, com a marca de 6’16,5”. Um tempo fenomenal para o preparo físico que os atletas tinham acesso na época.

Na semana seguinte, Maria Lenk também bateu o recorde mundial dos 200 metros peito, com o tempo de 2’56”. Feitos que colocaram seu nome mais uma vez na história do esporte brasileiro, já que ela foi a primeira atleta do país a estabelecer recordes mundiais.

No ano seguinte, em 1940, seria disputada a Olimpíada de Tóquio, no Japão. Porém, os avanços da Segunda Guerra Mundial impediram a realização do evento e frustraram os planos olímpicos de Maria Lenk, que naquela altura era a melhor nadadora do mundo no estilo peito. Os conflitos também não deixaram que os Jogos seguintes fossem realizados e, então, a nadadora encerrou sua brilhante carreira em 1942, com apenas 27 anos.

Mas, mesmo longe das competições, ela continuou sendo a maior referência da natação brasileira. Ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física, no Rio de Janeiro – atual UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) –, tornando-se a primeira mulher sul-americana a dirigir uma instituição de ensino voltada para a prática de atividades físicas.

Já no ano de 1988, veio a confirmação do reconhecimento internacional. Maria Lenk foi considerada uma das dez melhores nadadoras máster do mundo, pela FINA (Federação Internacional de Natação). A entidade máxima do esporte também incluiu a nadadora brasileira no hall da fama da natação mundial.

Maria lenk continuou ativa no esporte por toda sua vida e faleceu em 2007, com 92 anos, enquanto nadava na piscina do Flamengo, local onde sempre treinou. Pode-se dizer então, que ela se despediu da vida fazendo aquilo que mais amava. Uma lenda do esporte brasileiro, repleta de recordes, conquistas e histórias.

Fontes: Comitê Olímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Natação

Especialista revela como o esporte pode melhorar o condicionamento e evitar lesões

Natação

É mais um exercício físico que aumenta a capacidade dos órgãos com o fortalecimento das musculaturas

Natação

O comunicador trata o esporte como “ferramenta” de bem-estar

Natação

A profissional de 25 anos faz parte da Seleção Brasileira e do Pinheiros-SP