Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Maratona: dicas rápidas de recuperação

A maratona é um desafio compensador, mas castiga o corpo e exige cuidados. Ensinamos algumas dicas para você se recuperar dos 42 km numa boa

dicas para correr na rua
Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Se você já participou de uma prova de longa distância – a maratona é a mais famosa delas – sabe que é mesmo difícil ficar inteiro depois que ultrapassa a linha de chegada. Abaixo, você encontra algumas dicas que o ajudarão a se recuperar mais rapidamente.

 

Continue a se mover

correr

Nada de terminar a maratona e parar de vez para sentar e descansar. Procure  manter-se ativo por mais 5 min, fazendo uma caminhada ou trotando. O cool down, ou desaquecimento, é importante para o corpo resfriar gradualmente. Isso evita desconfortos como enjoos, queda de pressão repentina que leva a desmaios e evita que sua circulação seja prejudicada.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Hidrate-se durante e depois da maratona

Não interessa o quanto você bebeu durante a maratona. Finalizada a prova, tome imediatamente água ou isotônico. Evite estimulantes como café e bebidas à base de lactose. A água de coco é uma ótima pedida, e atua como um isotônico natural, sem conservantes e componentes químicos.

 

Coma um lanchinho

Corrida do cupcake

Foto: Zoomphoto

Frutas frescas, iogurte ou um sanduíche leve são boas opções, fornecendo as calorias de que precisa sem fazê-lo ficar com o estômago pesado. Coma tão logo puder e tenha à mão vários outros lanches saudáveis, para comer ao longo do dia.

 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Invista na água gelada

Coloque as pernas em uma banheira de água gelada. A baixa temperatura promoverá a circulação nos membros, ajudando a recuperá-los. Calor, por outro lado, aumenta a dor e o inchaço das pernas. Outras opções são tomar um banho frio ou colocar bolsa de gelo sobre as pernas.

 

Volte aos treinos aos poucos

Foto: Carol Thusek

Foto: Carol Thusek

Passe longe de um treino puxado pós-prova e não exagere no ritmo nem na distância pelo menos uns dias após a corrida. Uma ótima opção é investir em uma recuperação ativa, como uma prática de ioga, alongamentos e um pedal leve. Lembre-se de que o descanso também é parte fundamental do treinamento!

 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Aposte na massagem desportiva

Muitos corredores costumam se lesionar após uma prova de longa distância. Uma massagem desportiva ajuda a relaxar a musculatura exigida pela corrida. Recomendamos uma sessão de liberação miofascial, que pode ser feita em qualquer lugar. Ensinamos alguns movimentos aqui.

 

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Emagrecimento

Médica endocrinologista revela as principais dicas para garantir um emagrecimento saudável e definitivo

Nutrição

Descubra como manter uma dieta equilibrada durante todo o ano, sem abrir mão de ingredientes saborosos

Nutrição

Entenda como emagrecer rápido com alguns métodos simples e eficientes