Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

SET: saiba o que é e como evitá-la

Conhecida como SET, a Síndrome do Excesso de treinamento afeta atletas de perfis diversos, inclusive os que possuem algum tipo de deficiência física. Saiba o que é e como evitá-la

Mulher correndo sozinha

Foto: Shutterstock

A prática esportiva é mais do que recomendada para quem deseja mais saúde e qualidade de vida. No entanto, como tudo na vida, o excesso pode ser prejudicial. No caso do esporte, existe uma condição chamada Síndrome do Excesso de Treinamento (SET), que tem sintomas variados. “Muitos atletas, principalmente paralímpicos, desenvolvem a chamada Síndrome do Excesso de Treinamento (SET), que ocorre quando o indivíduo desenvolve várias alterações fisiológicas e anatômicas, lesões no músculo cardíaco, batimentos cardíacos elevados ou irregulares, mesmo em repouso, um crescimento anormal do tamanho do coração, cansaço exagerado e insônia, devido ao excesso de treino”, explica Rogério Krakauer, cardiologista e presidente da Regional ABCDM da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

 

Veja também: 6 maneiras para se ter uma boa recuperação depois da corrida

20 dicas para ter um coração mais saudável

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares matam 17,5 milhões de pessoas por ano. Segundo dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), presume-se que ocorram 720 paradas cardíacas no Brasil, todos os dias. Em média, uma morte ocorre a cada minuto e meio.

Diante desse quadro, cada vez mais, é importante que sejam tomadas medidas preventivas e a conscientização sobre práticas degenerativas, reduzindo-se assim a incidência do número de mortes por doenças cardiovasculares. Krakauer explica que, independentemente da nacionalidade, condições sociais e culturais, gênero, dentre outros fatores, as doenças cardiovasculares geralmente acometem pessoas que acumulam fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicérides alto, tabagismo, apneia do sono, obesidade, sedentarismo, antecedentes familiares de doenças cardíacas e abuso na intensidade da realização de exercícios e treinamentos físicos.

Foto: iStock

Foto: iStock

O médico ressalta que, na tentativa de chegar ao ápice, superando metas, alguns atletas profissionais ou amadores tendem a exagerar, o que pode ser prejudicial à saúde. A recomendação geral para afastar riscos de doenças cardiovasculares, como a própria SET, os atletas devem se preocupar com o controle de peso, alimentação, sono e praticar com bom senso as atividades físicas que lhe agradam.

“As atividades mais indicadas são aquelas que permitem um aumento progressivo da frequência cardíaca, até atingir 60% a 85% da frequência cardíaca máxima, determinada pela idade ou por exames, como o teste ergométrico em esteira ou bicicleta, por exemplo. A frequência média deve ser de 5 a 7 vezes por semana. Os portadores de deficiências físicas, a exemplo do que vimos na Paralimpíada, têm condições, adaptando os exercícios, de atingir essas metas, sendo vitoriosos e ao mesmo tempo saudáveis”, reitera o cardiologista.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Treinos

Muitas vezes, menos é mais e pode potencializar a conquista de resultados

Gustavo Barquilha

Visitamos a DarkHouse, em São Paulo, para demonstrar alguns dos principais movimentos da musculação

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito