Superalimentos: beterraba, o alimento ideal para sua máxima performance

Nutricionista explica as propriedades da beterraba e revela o porquê ela é um dos melhores alimentos de pré-treino. Veja também uma receita de suco com ela!

Beterraba como pré-treino corrida
Foto: Shutterstock

Todo mundo conhece a beterraba, aquele vegetal de cor avermelhada com um sabor levemente adocicado. Versátil, a beterraba pode ser consumida crua, cozida ou assada, e contém centenas de propriedades benéficas para a saúde, principalmente para quem pratica atividade física regularmente. “A beterraba é rica em nitrato, um composto que funciona como vasodilatador, ou seja, ele aumenta o fluxo de oxigênio no sangue, o que melhora a performance no treino”, explica a nutricionista Amanda Maffei.

Beterraba como pré-treino corrida

Foto: Shutterstock

LEIA TAMBÉM: Beterraba tem propriedades que previnem câncer, hipertensão e problemas cardíacos

Entenda tudo sobre o CrossFit e aprenda a evoluir no esporte

Além de ter essa função vaso dilatadora a beterraba é fonte de carboidratos, o que faz com que ela se torne o alimento ideal para ser consumido no período antes do treino.  De acordo com a nutricionista, existem muitas variáveis a serem consideradas para definir a quantidade de consumo diário da beterraba, mas em linhas gerais, uma beterraba grande é o suficiente. Ela deve ser pré-cozida para facilitar a absorção dos nutrientes.

A beterraba possui em média, 50 calorias distribuídas em antioxidantes, fibras, carboidratos, nitrato e vitaminas A e C. Seu consumo ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a formação dos ossos, prevenir doenças no baço e no fígado. E não para por aí: a beterraba ajuda a prevenção contra o câncer, estimula a produção de glóbulos vermelhos, e por aí vai. Agora que você já conhece um pouco desse superalimento, aprenda uma rápida receita de suco funcional, que pode ser ingerido 30 min antes do treino ou como desejar:

SUCO POWER DE BETERRABA

  • 1 beterraba média
  • 1 fatia de melancia fina
  • 200 ml de água de coco

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liqüidificador e beba imediatamente. Essa receita funciona como um pré-treino!

Fonte: Amanda Maffei, nutricionista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Nutrição Esportiva na USP. Atualmente atua na Estima Nutrição.

 

Recomendadas para você