Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Treino e dicas para sua primeira prova de obstáculos

Vai encarar o primeiro desafio de correr uma prova de obstáculos? Entregamos todas as dicas e um treino para você se dar bem na sua estreia

Foto: iStock
[PAGE TITLE]

Muito famosas nos EUA, as provas de obstáculos estão ganhando espaço no coração dos corredores aventureiros e entusiastas. “Esses eventos tendem a aumentar, a maioria das pessoas está procurando algo inovador e desafiante, e realmente rola muita adrenalina nessas provas. Eu me interessei por serem diferentes das corridas de rua, principalmente por desafiar limites”, incentiva a atleta e treinadora Daniela Watanabe, da CrossFit Kerberos e Crazy4Run Assessoria de Corrida. Mas é preciso de treino e um certo preparo para se aventurar nesse tipo de desafio, mesmo se você já tiver experiência com a corrida.

 

Foto: iStock

Foto: iStock

Apesar de ter um público amplo, elas misturam elementos de corrida de aventura e padrões de treinamento do exército que fazem brilhar os olhos dos “durões”. Nesse
sentido, prepare-se para encontrar cordas, pneus, teias, pesos, gelo, canos, tubulação, fogo, gelo, rampas, murões, arames e até choques. Se a prova tem 5 km, em média são 15 obstáculos.
Para os 10 km, costuma haver 20 barreiras e os 21 km têm 25 desafios propostos. “De modo geral, quem encara uma dessas não tem problemas com quaisquer obstáculos! Normalmente é um público que não gosta de treinar na academia convencional e se prepara com treinamento funcional em parques e com CrossFit, no qual trabalhamos as capacidades de resistência cardiorrespiratória e muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão”, detalha Daniela.

 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Como eu treino para uma prova dessas?

Você não tem um poço de lama nem um muro de 3 m para o treino, certo? Então, para começar, quem tem boa base de corrida já larga na frente. Como existem vários obstáculos entre um quilômetro e outro, sua estratégia de prova deve ser uma sequência de sprints. Assim, capriche nos intervalados. A corrida de obstáculos é uma competição dura por conta dos diversos saltos e mudanças de movimentos. Como o leque de obstáculos é bastante variado, você nunca estará perfeitamente treinado para o que vai encontrar pela frente, por isso, ganha pontos se o treinamento for o mais amplo possível, com exercícios que estimulem agilidade e movimentos explosivos, preferencialmente em forma de circuitos. Muitos adeptos optam pelo CrossFit, um treinamento que também se baseia em alguns exercícios militares e que envolve funcionais e alta intensidade.

Corrida: 10 nutrientes essenciais para o treino

“Nesse tipo de prova, devemos enfatizar também outros aspectos. Fazer uma ‘forcinha’ na musculação vai ajudar, pois é comum carregar pesos, ter que se pendurar em barras e escalar muros. Podem ser considerados obstáculos difíceis as escaladas nos muros e a rede de corda, por não fazerem parte de nossa rotina de treinamento, por isso, é preciso inserir no treinamento barras fixas, agachamentos, afundos e abdominais”, sugere William Meirelles, treinador da Meirelles Assessoria Esportiva. Para muros altos, barras e cordas de escalada, ter facilidade de levantar seu próprio peso é crucial e garante menos “perrengue” na prova. Mesmo com todo o preparo, pode ser interessante fazer a prova pelo menos em dupla, pois muitos obstáculos requerem uma ajudinha. Aposte também em um tênis de fácil escoamento de água e luvas para proteger as mãos. Elas vão ajudar nos obstáculos com cordas e melhorar a aderência.

Advertisement. Scroll to continue reading.

 

Planilhas para fazer uma estreia triunfal

Seis semanas de preparo para encarar uma prova de obstáculos. Está ponto para começar? O plano foi elaborado por Eduardo Netto, diretor técnico da BodyTech.

 

Advertisement. Scroll to continue reading.
Planilha de treinos de corrida para ganhar condicionamento. Dica: fique sempre de olho na sua zona de treinamento!

Planilha de treinos de corrida para ganhar condicionamento. Dica: fique sempre de olho na sua zona de treinamento!

 

Planilha com exercícios de CrossFit. Consulte seu professor para a execução adequada!

Planilha com exercícios de CrossFit. Consulte seu professor para a execução adequada!

 

Texto de Marina Gomes

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido