Atriz conta como mantém a boa forma durante a gravidez

Atriz de 32 anos conta a Sport Life como utiliza a corrida para manter a boa forma durante gestação

Foto: Arquivo Pessoal

Sport Life conversou com a atriz Naiumi Goldoni, que está grávida de seu primeiro filho e continua mais ativa do que nunca. Aos 3 meses de gestação, ela engordou apenas 800 g e conta com ajuda profissional para manter a atividade física nesse período. A prática de esportes é saudável durante a gestação, mas antes de começar qualquer atividade, é preciso de orientação médica e nutricional específicas. Foi o que Naiumi fez: a atriz conta com todo o suporte de médicos, nutricionista e um educador físico, que é seu próprio marido. Ela recomenda que você não enfrente grandes desafios físicos enquanto estiver grávida como, por exemplo, treinar para uma maratona. “Antes da gravidez eu costumava correr 10 km; hoje, rodo apenas 5 km em um pace muito menor para preservar minha gravidez”. Veja mais:

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

 Mantendo a forma na gestação

O segredo é sempre o equilíbrio. Principalmente no começo da gestação, que tive a preocupação de não exagerar na comida apenas por estar grávida. Tinha receio de me empolgar e engordar demais, o que é prejudicial para a saúde do bebê e para a minha. Tudo ficou mais fácil quando percebi que estava tranquila e que conseguiria manter meu estilo de alimentação e atividades físicas.

 

Dicas para outras mamães

Eu já pratico exercícios físicos e continuar com eles é a melhor coisa, a não ser que haja recomendação médica por causa de uma gravidez de risco. Algumas adaptações podem ser necessárias, principalmente quando a barriguinha começa a crescer. As mudanças são facilmente incorporadas no seu treino. Também não se empolgue nem acredite que precisa comer por dois. O bebê é pequenininho, definitivamente não precisa comer a mesma quantidade de comida que você! Se concentre em ingerir comidas com bastante nutrientes e beba muita água. Seu corpo vai precisar e o bebê também. Outra dica é com a pele: bem hidratada evita estrias.

 

Rotina de treino e alimentação

Tenho acompanhamento nutricional e, por causa das minhas características pré-gestacionais, a recomendação é que eu ganhe de 11 a 14 kg ao longo da gestação, toda semana ganhando um pouquinho. O maior esforço é conseguir dentro da minha rotina me alimentar de 3 em 3 horas. Sigo o cardápio recomendado pela minha nutricionista, a dra. Jacqueline Correa, e carrego comigo sempre porções de fruta, iogurtes, castanhas e frutas secas para evitar imprevistos.

Meus treinos não possuem uma frequência rígida, pois meus dias não seguem um padrão de compromissos. Estou intercalando treinos de corrida, musculação, treinamento funcional, pilates e ainda quero começar aulas voltadas para gestantes na piscina. Minha busca não é mais melhorar minha performance e sim aumentar cargas ou ganhar massa muscular durante a gravidez.

 

Veja também: Posso correr grávida?

 

Preparação para corrida na gravidez

O primeiro cuidado é com uma vestimenta específica para corrida. Um top justo, blusa e shorts confortáveis e tênis de corrida. Sempre me mantenho hidratada e faço uma refeição pré-treino aproximadamente uma hora antes. Geralmente corro com meu marido, que é personal trainer. Fazemos um breve aquecimento e alongamento das articulações mais usadas na corrida e iniciamos o treino com uma atividade moderada. Dependendo da temperatura ambiente, é necessário mais tempo de aquecimento, que varia de 10 min a 15 min.

 

Distância percorrida

Antes da gravidez eu corria 10 km. Agora, percorro a metade, 5 km. Busquei diminuir meu pace para não ficar sem fôlego, em um ritmo em que seja possível conversar. Se ocorre um aumento da frequência cardíaca, faço uma recuperação ativa com caminhada acelerada. Tenho sempre uma atenção especial para a respiração durante a corrida e os exercícios físicos que pratico, pois isso também vai me auxiliar no preparo para o parto.

 

Opinião do especialista

Ao saber da gravidez, o primeiro passo foi procurar o meu ginecologista e obstetra, o dr. Alexandre Sasaoka, e obter as orientações necessárias para este período. Uma mulher grávida pode e deve se manter ativa, caso não tenha alguma restrição devido a uma gravidez de risco. Como já praticava atividades físicas, enquanto gestante o ideal é que mantenha as mesmas, apenas com uma intensidade menor e evitar atividades de alto impacto. No caso específico da corrida, apenas no terceiro trimestre de gestação pode ser necessária a diminuição ou interrupção da atividade por causa do aumento do volume abdominal e pelo risco de queda.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você