Os benefícios do macarrão para corredores

A massa é um ótimo combustível para os corredores. Saiba qual é a melhor hora para ingeri-lo e satisfazer as necessidades do corpo

Os benefícios do macarrão para corredoresOs benefícios do macarrão para corredores
Foto: Freepik

Deu vontade de bater uma pratão de massa depois daquele treino exaustivo? Pois pode deixar a culpa de lado e se deliciar. Além de ter um preparo rápido e fácil, o macarrão para corredores é uma excelente forma de repor as energias e de abastecer o corpo antes do treino.

Mas o que torna o macarrão para corredores um alimento tão especial? A resposta é fácil: a sua composição, como explica a nutricionista clínica funcional Carolina Lara. “É um alimento rico em carboidrato, nutriente responsável principalmente pelo fornecimento de energia para o organismo”, diz. “Isso porque os carboidratos presentes no alimento são transformados em glicogênio e estocados dentro do corpo. É este estoque que fornece a energia necessária para aguentar a longa duração da atividade”, explica a nutricionista.

Por conta disso, o macarrão para corredores é um ótimo prato, principalmente para maratonas e atividades físicas que duram mais tempo. Sua ingestão pode ser feita antes ou depois do treino, além de ser muito consumido na noite anterior à prova. Carolina Lara explica a seguir mais sobre o horário certo de colocá-lo na refeição, confira!

Veja os benefícios do macarrão para corredores:

PRÉ-TREINO: “O macarrão por ser rico em carboidratos, ter fácil digestão e baixo custo é muito utilizado pela população em geral e atletas, principalmente como refeição pré-treino, três a quatro horas antes do exercício. Recomenda-se a realização de uma refeição rica em carboidratos e proteínas, para fornecer energia, aumentar força e resistência, evitando hipoglicemia durante o treino”, explica a nutricionista.

PÓS-TREINO: “Já depois dos treinos e provas, é preferível comer macarrão acompanhado de alguma proteína magra, diretamente relacionada com a formação e a reposição muscular, importante para os atletas. A combinação do carboidrato das massas com a fonte de proteína potencializa o efeito metabólico do exercício e estimula essa formação e reposição dos músculos. Por isso, a refeição deve ser feita até 30 minutos depois do treino”, diz a especialista.

PROVAS DE LONGA DISTÂNCIA: “Para atletas que correm provas mais longas, um bom prato de macarrão pré-prova é o favorito de muitos por ser rico em carboidratos, necessários para alimentar os músculos em movimento. Quando ingeridos de acordo com as necessidades indicadas, eles mantêm a quantidade adequada de glicose circulando no sangue, e assim garantem energia para melhor atividade”, comenta Carolina sobre o alimento.

Os benefícios do macarrão para corredores

Foto: Freepik

MACARRÃO NA NOITE ANTERIOR À PROVA: “O macarrão é feito de trigo, portanto, é uma fonte de carboidrato, nutriente que serve principalmente para dar energia ao corpo, além de preservar a massa muscular nos esportistas, facilitar o metabolismo das gorduras e garantir o bom funcionamento do sistema nervoso”, conta o principal motivo de ser ingerido nessa refeição.

O QUE DEVE SER EVITADO: “O corpo humano enfrenta uma maior dificuldade ao tentar quebrar e digerir comida processada. Isso quer dizer que ele gasta muito mais energia digerindo alimentos quimicamente alterados. Um dos maiores vilões nesse caso é, na verdade, o acompanhamento do macarrão: o queijo processado. Logo, se quiser escolher algum tipo de queijo para incrementar seu macarrão, opte pelos não processados”, aponta Carolina.

 

Gostou de saber sobre como ingerir o macarrão para a corrida? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

 

Uma resposta para “Os benefícios do macarrão para corredores”

  1. my ip disse:

    […] Fonte: http://www.sportlife.com.br/nutricao/os-beneficios-do-macarrao-para-corredores […]

Recomendadas para você