Saiba o que acontece com o corpo quando paramos de treinar

Descubra como o corpo reage quando damos aquele tempo nos treinos e exercícios físicos

parar de treinar
Foto: Shutterstock

Enquanto estamos sem praticar exercícios, nosso condicionamento cardiovascular fica baixo e temos muitos problemas com pequenos esforços, como subir escada, correr para pegar ônibus etc. Para medir esse preparo físico, é feito um teste de fôlego. Caso ele fique abaixo do estipulado para a faixa etária, a pessoa corre o risco de ter um problema no coração. Além disso, assim que parar de treinar, os cuidados com o organismo devem ser diferentes, redobrando a atenção.

Confira algumas dicas para manter o corpo saudável na hora de parar de treinar

Assista ao vídeo abaixo com mais algumas informações sobre o corpo quando paramos de treinar e separamos um tempo para o descanso.

Tempo de descanso

Sabemos que o descanso pode ser relativo de acordo com o tipo de treinamento aplicado e objetivos individuais. Mas um estudo recente do Journal of Strength and Conditioning Research, descobriu que descansar mais tempo entre as séries de musculação pode ajudar no ganho de massa muscular. No estudo, dois grupos de bodybuilders fizeram o mesmo treino durante 3 vezes por semana em um período de 8 semanas. Eram treinos comuns de musculação para ambos os grupos, com exercícios de agachamento, leg press, extensão de perna, bench press, press de ombros e puxadas dorsais.

A única diferença era que um dos grupos descansava 1 min entre cada série, enquanto o outro descansava por 3 min. Depois de 2 meses com essa mesma rotina de treinos, os pesquisadores fizeram ultrassom nos participantes para observar o aumento de massa muscular. Os bíceps, tríceps e quadris dos homens que descansaram por 3 min cresceu cerca de 3,5 mm a mais do que dos homens que descansaram por apenas 1 min.

Os autores do estudo afirmam que um período de descanso superior permite que as pessoas se recuperem totalmente entre séries, o que o faz com que levantem mais peso na seguinte, resultando assim num maior crescimento a médio prazo.

 

Fonte: educador físico Vinícius Possebon, pós-graduado em marketing esportivo. Idealizador do programa de emagrecimento online “Queima 48 horas“. 

Recomendadas para você