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Pode comer pão na dieta? Nutricionista esclarece os mitos do alimento

Após polêmica envolvendo o BBB Arthur Aguiar, as dúvidas sobre como manter uma rotina saudável aumentaram

Pode comer pão na dieta?
Pode comer pão na dieta? / Foto: Shutterstock e reprodução Instagram @arthuraguiar
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Grande parte das pessoas que buscam hábitos alimentares mais saudáveis já deve ter se questionado se pode comer pão na dieta ou não. Produzido, geralmente, com farinha de trigo, o alimento é figurinha carimbada nas mesas de café da manhã dos brasileiros. Mas, além de ser versátil e delicioso, ele também é uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico. O que, para alguns, pode atrapalhar o emagrecimento e a manutenção do condicionamento físico.

A “polêmica” sobre o pão, inclusive, ganhou repercussão nos últimos dias após o ator Arthur Aguiar – participante do BBB 22 – se deliciar com as comidas disponíveis na casa. Sua esposa, Maíra Cardi, que é especialista em emagrecimento, imediatamente reagiu à comilança do rapaz.

“Você acabou de destruir todo o trabalho que eu fiz no seu corpinho. Nove quilos se foram à toa. Trinta dias batalhando nesse corpinho para estar aí bonito, à mostra, para todo o Brasil ver. E você comeu pão! Não faça isso”, desabafou a influenciadora em seu Instagram.

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No entanto, não existem motivos para demonizar o pão. “Não tem nada de errado em consumi-lo, seja ele francês, tradicional (farinha branca) ou integral”, conta a nutricionista Beatriz Borges. De acordo com ela, o importante é não exagerar no consumo e tentar associar outros nutrientes no lanchinho. Portanto, você pode comer pão na dieta sim.

Pode comer pão na dieta. Só não pode exagerar

Uma alternativa para deixar o pão mais saudável é adicionar outros ingredientes nele. “Consumir o pão de farinha branca, associado a fontes de proteína, fibra e gordura boa é uma situação e consumir esse mesmo alimento associado a ainda mais fontes de carboidratos é outra completamente diferente”, explica Beatriz.

Ou seja, você pode colocar uma fatia de queijo branco, ovos ou algum tipo de carne magra dentro do pão. Além de causar mais saciedade, isso ajudará a diminuir o índice glicêmico da refeição, retardando a absorção e evitando o acúmulo de calorias estocadas em forma de gordura.

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Sabemos que, para emagrecer, é necessário entrar em déficit calórico e, para isso, é inteligente consumir alimentos com poucas calorias e praticar atividades físicas que aumentem o gasto de energia. Mas, isso não significa que você precisa cortar pão e outros alimentos da dieta. É possível comer tudo aquilo que gostamos, principalmente se estiver devidamente calculado por um nutricionista.

Portanto, fique tranquilo. Você pode comer pão na dieta sim. Mas, se você quer emagrecer, o ideal é que o alimento esteja dentro de uma estratégia devidamente organizada por um nutricionista. “Procure um bom profissional. Veja que a nutrição vai muito além de radicalismo ou terrorismos alimentares”, finaliza Beatriz.

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