Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Comer de 3 em 3h talvez não seja a solução

Comer em intervalos de 3 horas como estamos acostumados pode não ser o correto a se fazer

Foto: Pixabay

O dr. Luiz Fernando Sella, médico especialista em estilo de vida e diretor clínico do centro de saúde e bem-estar Rituaali, acredita que devemos seguir os princípios da cronobiologia: de acordo com o relógio biológico, devemos fazer refeições três vezes ao dia, o desjejum, almoço e jantar. Este intervalo de pelo menos cinco horas entre uma refeição e outra permite o adequado descanso do sistema digestivo e a preparação do corpo para receber uma nova alimentação. O dr. Sella esclarece que uma alimentação rica em fibras mantém a saciedade por mais tempo e, por isso, não necessitamos desses curtos intervalos de 3h entre uma refeição e outra. Ele também ressalta que não existem pesquisas que comprovem que comer de 3 em 3 horas é melhor para a saúde ou que favoreça o emagrecimento.

 

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

 

O médico explica o porquê ele acredita que devemos seguir o princípio da conobiologia:

 

1) Estudos científicos não comprovam que o comer de 3 em 3 horas é melhor para a saúde. Também não há confirmações de que isso ajude a emagrecer ou de que comer em intervalos de 3 horas, aumente o metabolismo e o gasto energético, favorecendo assim o emagrecimento.
2) O comer de 3 em 3 horas pode estimular algumas pessoas a ingerir alimentos mesmo sem estar com fome, aumentando assim a quantidade calórica ingerida. Aumentar a frequência alimentar pode ser usado por algumas pessoas como desculpa para comer fora de hora e matar uma fome emocional.
3) Historicamente, a humanidade nunca comeu de 3 em 3 horas. Aliás, a maioria dos povos antigos fazia 1 ou 2 refeições ao dia. O alimento não era tão disponível como agora. Foram apenas nas últimas décadas que essa conversa surgiu. O nosso sistema digestivo não foi desenhado para comer em intervalos de 3 horas. É preciso respeitar um intervalo de repouso entre uma refeição e outra, de pelo menos 5 horas de duração. Isso é importante para o repouso dos órgãos digestivos, a renovação da produção de saliva, a produção de enzimas digestivas, o descanso da musculatura, etc.
4) O novo Guia Alimentar para a População Brasileiro, publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, não defende que devemos comer de 3 em 3 horas. É dito que é possível ter boa saúde fazendo 3 refeições balanceadas ao dia.
5) Para diabéticos em dieta hipocalórica, comer 2 refeições ao dia (desjejum e jantar) foi melhor do que comer 6 pequenas refeições ao dia (3 em 3 horas).
Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

Nutrição

Outra prova de que é possível curtir o fim de semana de maneira equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Fisiculturismo

Processo é muito mais seguro e pode sim gerar grandes resultados

Sem categoria

Entenda o impacto dos bons hábitos alimentares e da dieta balanceada no funcionamento do corpo

Fitness

Feriado costuma ser o "vilão" da dieta, mas provamos que não é bem assim

Nutrição

É um conjunto de teses que impede o "terrorismo nutricional"