Dias cheios de informações e afazeres têm dificultado que as pessoas estejam conscientes do momento presente. A qualidade da alimentação acaba sofrendo impacto nesse contexto. Por isso, o mindful eating serve como uma grande solução
Para priorizar a praticidade, é comum a escolha de alimentos nem sempre nutritivos. Embora seja uma opção fácil para trabalhar, estudar ou se deslocar entre uma atividade e outra, por exemplo, isso pode causar uma série de problemas: aumento de peso, má digestão, mal estar, distúrbios alimentares, entre outros.
Segundo a nutricionista Valentina Slaveiro, parceira da Fit Food, o minduful eating é uma prática para resgatar e desenvolver o estado de presença na alimentação. “O minduful eating traz clareza sobre as sensações de fome e saciedade, e direciona escolhas alimentares com discernimento para priorizar a saúde”, diz a nutricionista.
Com essa prática, que consiste em se alimentar com a atenção no aqui e no agora, ainda é possível perder peso. “Quando comemos com fome real e de forma consciente, naturalmente interrompemos a refeição até nos sentir satisfeitos. Isso reduz excessos alimentares e o emagrecimento ocorre de forma fácil”, acrescenta Valentina.
A nutricionista conta que a prática do minduful eating deve ser feita em todas as refeições e pode ser realizada em qualquer situação que a alimentação esteja presente.
Mas, como colocar o mindful eating em ação? Valentina revela nas sete dicas a seguir:
1) Para começar a driblar as doenças, ansiedade e compulsão alimentar, precisamos estar no momento presente durante a refeição. “Preste atenção na sua alimentação, mastigue percebendo as texturas, os sabores e as cores presentes no prato à sua frente”.
2) Agradecer pela refeição. “Observe a si mesmo. Pergunte-se como se sente, como cada alimento reage no seu corpo e como você lida com certos desejos”.
3) Antes de iniciar sua refeição, respire fundo 3 vezes. Para o mindful, “isto ajuda a acalmar a mente e sinaliza ao nosso cérebro que está na hora de iniciar o processo de digestão”.
4) Desligue o celular ou televisão. ‘O uso dos eletrônicos nas refeições nos faz comer mais rápido e em maior quantidade, já que ficamos desatentos ao que estamos ingerindo”.
5) Mastigue antes de engolir. “Não precisa contar suas mastigações, mas triture os alimentos até que ele fique pastoso para depois engolir”.
6) Enquanto mastiga, solte os talheres no prato. “Segurar os talheres pode gerar ansiedade e acelerar o período da refeição”.
7) Informe-se mais sobre o mindful eating. “Recomendo a leitura de ‘Atenção Plena’, dos autores Danny Penman e Mark Williams. O livro apresenta os benefícios de estar presente nas refeições como em todas as situações da sua vida”, finaliza Valentina.