Os tipos mais saudáveis de sal

Conheça as melhores opções para substituir o sal refinado

tipos de sal
Foto: Shutterstock

Ingrediente comum na mesa dos brasileiros, o sal pode trazer inúmeros benefícios à saúde, já que contém minerais essenciais ao funcionamento orgânico e o sódio, seu principal elemento, é responsável pelos impulsos nervosos e equilíbrio hídrico do corpo.

+ Os benefícios das ervas e temperos naturais 

tipos de sal

Foto: Shutterstock

No entanto, o sal branco refinado, o mais comum para o preparo de alimentos, por passar pelo processo lavagem e refino acaba perdendo seus principais nutrientes. Segundo a médica especialista em nutrologia e medicina do exercício, Dra. Alice Amaral, o sal industrializado pode causar doenças como hipertensão arterial, edemas, cálculos renais e nódulos da tireoide. Substituí-lo por opções mais puras e orgânicas é a melhor forma de consumir os nutrientes e evitar prejuízos à saúde.

Conheça os benefícios de sais saudáveis recomendados pela nutróloga:

Sal Rosa do Himalaia

É considerado um dos sais mais puros. Contém cerca de 80 elementos como magnésio, cálcio, potássio e ferro. É capaz de melhorar a capacidade de absorção de nutrientes do organismo, eliminar toxinas, regular o pH natural do corpo, normalizar a pressão sanguínea e melhorar a circulação.

tipos de sal

Foto: Shutterstock

Sal Marinho

Assim como o sal rosa, o sal marinho melhora a absorção dos nutrientes, regula o pH, normaliza a pressão, melhora a circulação e elimina toxinas. Também é rico em minerais essenciais ao bom funcionamento orgânico.

Sal Defumado

Há vários tipos de sal defumado. Pode ser feito defumando o sal bruto por meio da madeira (de barris de vinho, aromática de cerejeira e carvalho ou perfumada com corantes de caramelo). Quando é produzido com o sal marinho puro e de alta qualidade, os benefícios são os mesmos do sal marinho. Mas é importante ficar alerta: muitas empresas vendem sal defumado feito à base de sal grosso comum, que não é tão benéfico.

Sal light

Em comparação ao sal refinado, conta com um teor menor de sódio, mas passa pelo mesmo processo de refinamento do sal branco e é tão maléfico quanto ele, embora seu sabor seja muito particular.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o consumo máximo de sal deve ser de 5g por dia, o que equivale a uma colher de chá.

Os comentários estão desativados.


Recomendadas para você